está aqui: home > artigos > a alimentação do seu cão

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]

 

A alimentação do seu cão

A dieta correcta

ARCADENOE.SAPO.PT

É um especialista sobre este tema? 
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Enviar este artigo a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o seu nome:
o seu email:
nome do seu amigo:
email do seu amigo:
comentários:
 
Sábado, 01 de Julho 2000

A alimentação do seu cão
Todos sabemos que uma alimentação correcta é a base para uma saúde de ferro. Com os nossos amigos caninos a conversa é a mesma! Os nossos cães pertencem à espécie Canis familiaris e estão incluídos na Ordem Carnívora, onde também figuram os lobos, as raposas, os ursos, os mapaches, os gatos, os texugos, e uma infindável lista de simpáticos animais. Talvez devido à sua associação de vários séculos com o Homem, o cão é hoje uma das espécies menos carnívoras no que se refere à sua capacidade metabólica, embora a carne continue a estar no top das suas preferências! A verdade é que o cão doméstico de hoje é, ou pode ser, um omnívoro (tal como o Homem).

Tal como os seus antepassados lobos, os cães exibem comportamentos de competição perante a comida. Quando o alimento é servido a mais do que um cão podem ocorrer interacções de dominância e haver animais que comem mais. Por isso é muito importante o treino do cão para comer apenas do seu recipiente.O comportamento competitivo durante a alimentação pode ser vantajoso. Em alguns casos, cães que são "maus comedores" podem ser estimulados a consumir mais alimento pela presença de outro cão devido ao comportamento competitivo!

Escolha da comida


A escolha do tipo de comida, comercial ou caseira, deve ser feita com base nas vantagens e desvantagens que oferece a cada pessoa. A maior parte dos donos prefere as preparações comerciais devido à facilidade de aquisição, conveniência, custo e qualidade. Se for dada uma dieta caseira, deve ter-se a certeza que se está a administrar uma ração completa e balanceada e que há consistência de ingredientes e nutrientes em cada preparação. Uma das coisas mais importantes, e que devemos ter sempre em consideração quando escolhemos uma comida para cão, é o estádio e tipo de vida do animal. Como é obvio, as necessidades em nutrientes e energia variam de acordo com a idade, nível de actividade e estado reprodutivo. Existe uma variedade de rações comerciais disponíveis no mercado apropriadas a diferentes idades e estados fisiológicos.

O que é uma dieta equilibrada?


Uma dieta é equilibrada quando um animal que consumiu a quantidade de dieta necessária para satisfazer os seus requerimentos energéticos, tenha satisfeito ao mesmo tempo as suas necessidades nos demais nutrientes. As necessidades nutritivas diárias do cão variam com a idade, raça, sexo, nível de actividade, estado reprodutivo (gestação, lactação), ambiente e estado de saúde.


O meu cão devora a comida em três tempos...


Os cães exibem um comportamento de competição perante a comida. Se a comida é administrada a vários cães ao mesmo tempo, esta pode ser a razão para o consumo muito rápido da comida. A solução está em dar a comida separadamente. Nos casos em que a competição não é a causa, podemos tentar dar uma ração mais difícil de consumir rapidamente. Alguns cães devoram rapidamente as comidas húmidas (lata) mas retornam ao normal se lhes for dada uma ração seca. Se mesmo com uma ração seca o cão devora a comida, podemos experimentar a adição de água à dieta imediatamente antes da alimentação, o que vai diminuir a velocidade de alimentação e assim minimizar o risco de ingestão de grandes quantidades de ar.
Comentários (5)adicionar comentário
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
08.03
cokas2013 disse:
:) artigo excelente....
07.10
mozarzinho disse:
pois, eu tambem concordo com tudo,mas o meu menino para comer a ração é sempre um caso sério!!! ou seja é sempre um problema...
02.02
LFBM disse:
"Talvez devido à sua associação de vários séculos com o Homem, o cão é hoje uma das espécies menos carnívoras no que se refere à sua capacidade metabólica, embora a carne continue a estar no top das suas preferências! A verdade é que o cão doméstico de hoje é, ou pode ser, um omnívoro (tal como o Homem). " Esta parte do texto está cientificamente incorrecta. O cão continua a ser carnivoro e é 99,8% genéticamente semelhante ao lobo. Experimentem dar-lhe um bocado de cenoura, uma ervilha ou outro vegetal cru e sai inteirinho. O sistema digestivo dos omnivoros e herbivoros é COMPLETAMENTE diferente do dos carnivoros. Essa história dos cães serem omnivoros é uma invenção dos fabricantes de ração para justificarem produzir rações á base de cereais, que são mais baratos que a carne e logo dão mais lucro. Convêm a um forum informativo como a Arca de Noé fazer afirmações baseadas em factos ciêntificos e não em crenças populares ou marketing de certas empresas.
06.09
ninikas disse:
O meu veterinário aconselhou-nos a alimentar os cães apenas com ração seca e frango cozido apenas em água e com uma folha de hortelã, sem sal. A verdade é que mesmo a mais velhota ainda está aí para as curvas.
09.05
miggfigg disse:
ta mto bom . ajuda a exclarecer alguma duvidas.
rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch