está aqui: home > artigos > dar banho ao seu cão

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]

 

Dar banho ao seu cão

Fresquinho e cheiroso

ARCADENOE.SAPO.PT

É um especialista sobre este tema? 
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Enviar este artigo a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o seu nome:
o seu email:
nome do seu amigo:
email do seu amigo:
comentários:
 
Sexta, 01 de Setembro 2000

Dar banho ao seu cão
A tarefa de dar banho ao seu cão é bastante importante pois permite-lhe, não só ficar com um melhor aspecto físico como também evitar a proliferação de eventuais parasitas.

Relativamente à frequência de banhos as opiniões variam bastante entre os especialistas. Podemos concluir que, um cão em condições normais, não deve tomar banho mais de três ou quatro vezes por ano. Banhos excessivos podem ser prejudiciais uma vez que estes destroiem o filtro de protecção do pêlo.

E quando o cão se suja na terra durante os seus passeios e brincadeiras?

Neste casos será suficiente um duche rápido com água morna e sem qualquer tipo de champô. Lembre-se que a água é o melhor elemento para lavar. Não submeta o pêlo do seu cão a champôs sem que isso seja realmente necessário.

Como dar banho


A forma mais indicada de dar banho ao cão é ao ar livre, apenas em caso de extrema necessidade deve usar a sua casa de banho. Desta forma, poupará a sua casa e obviamente terá mais espaço tanto para o cão como para si.

Para um banho completo coloque o cão num alguidar, molhe totalmente o seu pêlo e espalhe champô (pode usar um champô suave para bebé ou, melhor ainda, um próprio para cães; outros produtos podem provocar irritações).

Depois de esfregar e massajar bem, retire todo o champô com muita água limpa. Deixe sempre o seu cão sacudir livremente a água (recomendamos o uso de um avental grande!). Seque o cão com uma toalha ou com um secador eléctrico (habitue-o a este electrodoméstico pois pode vir a ser-lhe bem útil, tenha sempre cuidado para evitar queimaduras).
Comentários (10)adicionar comentário
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
16.01
ADRIANA93 disse:
A minha luna mal se apercebe que esta na hora do banho comeca a fugir mas depois enquanto lhe damos banho fica muito quietinha e quando sai comeca a correr de tao feliz que está ... molha me toda a sacudir se he he
12.08
Nina111 disse:
Gente!!! Aqui no Brasil nós damos banho nos cães pelo menos um a cada 15 dias!!! O cachorro precisa de banho senão fica com mal cheiro e começa a se coçar muito, pelo menos a minha fica assim. E o pêlo fica com muitos nós mesmo com escovação se não der banho!Nós temos pet shops que fazem esse serviço por nós aqui, vocês não têm? Mas eu dou banho em casa mesmo. Gente, sinceramente, 4 banhos por ano só é um absurdo.
31.03
true732 disse:
Eu dou na banheira,mas costumo lhe por um pouco de oleo antes de limpar com a toalha.
13.11
kendra disse:
eu dou banho no chuveiro. é sempre muito dificil porque a minha golden retriever tem sempre muita pelagem e tenho que pedir ajuda ao meu pai. que complicação!!!
18.04
joanamiranda disse:
Eu também dou banho na banheira, porque não tenho quintal!! Mesmo assim , tem dicas muito boas! :D
17.01
Patra disse:
O meu cão é capaz de tomar banho 3 - 4 vezes no ano! É branquinho e por isso suja-se facilmente mas só lhe damos banho quando vemos que está mesmo a precisar - na brincadeira dizemos que o "cão está cinzento!" Apesar de termos quintal, damos-lhe banho na banheira porque ele é pequeno e acaba por ser mais prático e fácil. Apesar de ele detestar banho (mas andar no meio dos aspersores, adora!) porta-se muito bem e é paciente. Já se sabe é que até ao dia seguinte, fica amuadíssimo com a pessoa que lhe deu banho, apesar de lhe dar-mos sempre uma recompensa. Quando acontece de se sujar em qualquer lado por acidente - terra ou lama - passamos simplesmente uma toalha húmida e escovamos até tirar a sujidade para evitar dar muitos banhos!
15.07
Witch_Girl disse:
Inflizmente como o meu se deita em cima do proprio xixi tenho de andar sempre a dar-lhe banho mesmo sabendo que lhe prejudica o pelo :(
10.05
miggfigg disse:
muito bom. ajudou-m imenso era uma das coisas q tinha mais duvida.
30.08
Fidokas disse:
normalmente so dou banho ao meu cao no verao quando esta calor, nao costumo seca-lo, pois moro numa vivenda com um grande jardim onde ele pode correr e seca-se rapido e sozinho...
13.08
TeHenriques disse:
O meu cão toma banho na minha banheira pq vivemos n1 apartamento. O que posso dizer... p ele é 1a tristeza tomar banho, esconde-se e faz 1 ar mto infeliz. No entanto, n é nada rancoroso e dá mtos bjos depois de eu lhe dar 1a bolacha como prémio.
rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch