está aqui: home > artigos > gatos: queda de pêlo? pouse o ...

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]

 

Gatos: Queda de Pêlo? Pouse o aspirador!

ARCADENOE.SAPO.PT

É um especialista sobre este tema? 
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Enviar este artigo a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o seu nome:
o seu email:
nome do seu amigo:
email do seu amigo:
comentários:
 
Sexta, 11 de Julho 2008

Gatos: Queda de Pêlo? Pouse o aspirador!
Uma das principais desvantagens em ter um gato é o trabalho que se tem em tentar tirar o pêlo das roupas, mobília, em suma, por toda a casa. Existem algumas soluções para este problema que lhe permitem largar o aspirador, ou pelo menos dar-lhe algum descanso.

O pêlo dos gatos é um óptimo calmante. Está cientificamente provado que afagar um gato reduz a tensão arterial e alivia o stress. Mas já diz o ditado popular: “Não há bela sem senão...” E o pêlo do gato espalhado por toda a casa é algo que em vez de reduzir o stress pode deixar os donos com os nervos em franja.

Largar Pêlo


O gato necessita de largar pêlo para manter a pelagem saudável. Largar pêlo é nada mais do que substituir o pêlo velho e morto por fios sedosos e fofos. Os gatos tendem a mudar de pêlo duas vezes por ano: uma na Primavera, quando caiem grandes tufos que protegeram o gato do frio do Inverno, e outra no Outono, quando a pelagem se adensa para enfrentar o frio que vai chegar. Assim, a queda de pêlo dos gatos está relacionada com o período de exposição ao sol. No entanto, os gatos que não têm acesso ao exterior tendem a largar menos pêlo, mas durante todo o ano, devido à luz artificial dentro de casa. Os gatos que ainda mantém acesso ao exterior tendem a manter alguma sazonalidade na queda do pêlo.

Menos Pêlo


Se não quer ter a casa com pêlos, mas gosta demasiado de gatos para conseguir viver sem um, opte por ter um Sphynx. Esta raça não é totalmente careca, mas a camada de pêlo que lhe percorre o corpo é fina e rala. Devido a esta condição, o gato tem de ser banhado frequentemente, pois suja-se mais facilmente devido ao óleo que produz para proteger a pele.

Uma outra alternativa é optar por gatos com menos pêlo. Os gatos têm três tipos de pêlos: uma camada exterior de pêlos maiores, 5 cm nos gatos de pêlo curto e 10 ou mais em gatos de pêlo longo, que contém a maior parte da pigmentação; uma camada secundária, próxima do corpo composta por pêlos finos e curtos, 1 cm, em média, que protegem a pele do sol; e por fim uma camada de pêlo intermédia.

A camada cuja renovação é mais intensa é a exterior, ou seja, gatos sem a camada exterior, não largam tanto pêlo. Exemplo disso são o Cornish Rex e o Devon Rex. O pêlo destas gatos é ondulado, curto e pouco solto. Estas raças largam algum pêlo, mas em menor quantidade.

Contudo, estas raças não são fáceis de obter em Portugal, e seguindo a lógica de que um gato com menos pêlo suja menos do que um gato peludo, pode em alternativa optar por raças que não tenham a camada interior. Embora larguem mais pêlo do que os gatos sem a camada exterior, têm menos queda de fios do que os gatos com as três camadas. O Turkish Angora ou o Siamês são gatos comuns no nosso país e são exemplos de gatos sem a camada interior de pêlo. Não se esqueça contudo que a grande maioria dos gatos que encontra nas casas portuguesas não são puros, o que pode influenciar significativamente a pelagem do animal.

Escovagem


Todos os gatos têm de ser escovados, à excepção dos gatos sem pêlo. O truque para evitar que o gato espalhe pêlo pela casa está nas escovas. Cada tipo de pêlo tem escovas apropriadas. Os gatos de pêlo curto devem ser penteados com uma luva com dentes de borracha ou escovas macias, enquanto os de pêlo comprido necessitam de escovas com dentes mais rijos para desfazer as riças. Escovar o pêlo do gato é fundamental para a remoção de pêlo morto. Um dos pentes mais eficaz neste sentido é o que apresenta os dentes bastante próximos, semelhantes às escovas para eliminar piolhos. Estas escovas devem ser utilizadas com cuidado e suavemente, uma vez que se apanhar riças, pode arrancar o pêlo do gato.

Banho


O banho é uma outra forma de remover os pêlos mortos do gato e evitar que se espalhem pela casa. Sabendo da aversão que alguns gatos têm à água, pode utilizar uma toalhitas próprias para substituir algumas sessões na banheira. Os gatos são, no entanto, animais muito sensíveis aos produtos artificiais, por isso aconselhe-se com o veterinário antes de comprar um destes produtos.

Alimentação


Uma dieta de boa qualidade própria para manter o pêlo do gato saudável vai permitir que o gato perca menos pêlo. Especialistas afirmam que uma alimentação rica em Omega-3 e Omega-6 contribui para um pêlo sedoso e menos queda. Para poupar o aspirador, pode ter de poupar menos na comida. É claro que os benefícios de uma ração de qualidade não se vêem apenas no pêlo, mas na saúde geral do gato.

Contenção


O pêlo do gato agarra-se aos sítios por onde este passa. Em vez de permitir que o gato descanse por toda a casa, compre uma cama lavável e confortável para o gato e coloque-a no sítio preferido do animal. Desta forma está criar uma concentração de pêlos num só sítio, sendo mais fácil livrar-se deles com uma simples lavagem na máquina.

Protecção


Uma opção em manter a casa limpa é colocar protecções no mobiliário que podem ser facilmente removidas e lavadas. Pode optar por cobrir os sofás e cadeiras nos períodos de maior queda de pêlo. No caso dos gatos de interior, que largam pêlo todo o ano, tem de as manter todos os dias.

Se não gostar de ter o mobiliário coberto, pode optar por rolos aderentes, próprios para retirar os pêlos destas superfícies.

Produtos anti-queda


Vão surgindo cada vez mais no mercado produtos para controlar a queda de pêlos nos gatos. Óleos, sprays, suplementos vitamínicos, champôs, amaciadores, etc. Informe-se junto do veterinário sobre a eficácia destes produtos e quais os mais aconselhados para o pêlo do seu animal.

Problemas de Saúde


Os gatos largam pêlo, mas podem, por questões de saúde intensificar a queda. Se o animal começou a largar quantidades anormais de pêlo deve levá-lo ao veterinário para que possam ser despistados problemas de saúde. Mudanças recentes, barulhos intensos, entre outras situações, podem provocar stress no gato, o que vai provocar uma maior queda de pêlo. Um gato nestas circunstâncias pode também desenvolver problemas de pele.

Em suma, todos os gatos largam pêlo e um apreciador destes animais tem de acabar por aceitar este facto. Contudo existem raças e práticas regulares que reduzem a quantidade de pêlo espalhada pela casa, permitindo ao dono finalmente desfrutar do pêlo sedoso ao afagar o gato.
adicionar um artigo
Bookmark no site::
Del.icio.usDiggNewsVineDe.lirio.usBlinkbitsBlinklistBlogmarksCo.mmentsFarkFurlMa.gnoliaNetvouzRedditScuttleShadowsSimpyTailRankYahooMyWeb
Comentários (6)adicionar comentário
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
19.04
Belinha2010 disse:
adorei.... a minha gata esta a largar pelo durante o ano inteiro... ja a levei a veternario mas ela disse que nao podia fazer nada... agora estou sempre a escuvar todos os dias e esta muito menos pelo pelo chao, sofa, cama.
07.07
monas disse:
ÓPTIMO TÓPICO -.-
22.05
rao28 disse:
Os pelos são o "preço" a pagar por todo o carinho que os nossos amiguinhos nos dão!!! Pelas manhãs em que chego tarde ao trabalho, por ela veio se enroscar em mim e volto adormecer... pelo tempo que passo no computador a fazer uma verdadeira ginastica para comentar seja qual for o artigo, por a minha linda vem dormir para o meu colo e basicamente prende me os braços... :) Mas já nem consigo imaginar a minha vida sem ela!!! Ah! e á outra coisa... gato sem pelo, nem pensar!! :):)
29.03
mixana disse:
Os gatos têm pelo e não há nada a fazer! Quase tds os dias penteio os gatos e há sempre pelo. Cá em casa já nos habituamos e se os gatos gostam de dormir no sofá, na cama e onde querem, nós deixamos. Temos vários cobertores que protegem os sofás e kd vêm visitas temos o cuidado de os retirar antes de as convidar a sentarem-se, além de termos sempre à disposição escovas e rolos para tirar os pelos.
12.07
espanholita disse:
Gostei da informação. Uma sugestão para kem interesse. Se não gostam de colocar protectores nos sofas, por resultarem antiesteticos ou feios, qdo recebemos visitas,podem optar por colocar umas almofadas k tapem o assento, qdo quiser sentar ou chegarem visitas é só retirar, terá a casa bonita e sem pelo de gato no sofá.
11.07
eloramone disse:
***ÒTIMO TÓPICO SOBRE OS PÊLOS DOS FELINOS. AQUI EM CASA NOS JÁ ACEITAMOS E HÁ MUITO TEMPO K SOMOS OBRIGADOS A ANDAR COMO PANTUFAS PELUDAS. SE UM GATO JÁ LARGA PÊLO, IMAGINA 14 GATOS, É UMA PELARADA SÓ. ROUPA PRETA É COISA K NINGUÉM USA, POIS OS PÊLOS SE ADEREM E A GENTE SAÍ PARECENDO K ESTA COM CASAQUINHO. MAS ESSE É PREÇO K TENHO A PAGAR PARA TER OS MEUS QUERIDINHOS E AMADOS GATOS...SINCERAMENTE NÃO TROCO A MINHA VIDA "PELUDA" POR UMA VIDA "SEM PÊLOS"!!!
rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch