está aqui: home > artigos > roda dos alimentos do cavalo

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]

 

Roda dos Alimentos do Cavalo

ARCADENOE.SAPO.PT

É um especialista sobre este tema? 
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Enviar este artigo a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o seu nome:
o seu email:
nome do seu amigo:
email do seu amigo:
comentários:
 
Sexta, 24 de Outubro 2008

Roda dos Alimentos do Cavalo
Os cavalos selvagens alimentam-se do pasto que vão recolhendo lentamente. Têm sempre comida no estômago, mas pouca, para poderem fugir sempre que houver ameaças. Os cavalos mantidos no campo alimentam-se de forma idêntica, mas podem ser suplementados com algum granel, sobretudo no Inverno, quando as zonas de pasto estão despidas.

No estábulo, a determinação da dieta dos cavalos é mais complexa, muito por causa das exigências de trabalho que se fazem a estes cavalos. Uma das principais diferenças é a de que em vez de erva, estes cavalos têm acesso a feno, que deve estar sempre disponível na box. O feno é colocado numa rede e pendurado numa das paredes do estábulo de forma a que o cavalo possa comer sempre que lhe apetecer, dia ou noite. Mas mesmo os cavalos de estábulo têm entre eles necessidades diferentes quanto à alimentação. Esta depende da constituição, idade, tipo de trabalho e metabolismo do animal. Por isso, a alimentação do cavalo deve ser estipulada por alguém que conhece o cavalo e é experiente nesta matéria - o criador ou o veterinário devem estar envolvidos na determinação da dieta do cavalo.

Apesar das variações individuais, é possível encontrar pontos comuns na alimentação dos cavalos. No geral, trata-se de encontrar o equilíbrio perfeito entre proteínas, vitaminas, minerais e água.

Roda dos Alimentos


Um cavalo deve comer em média 2,5% do seu peso em alimentos.

Feno

É o alimento básico da dieta do cavalo. Apesar do baixo teor nutritivo é a principal fonte de fibra. Os cavalos devem comer em média 1% do seu peso em feno, por dia. É importante que o feno seja de boa qualidade, caso contrário poderá prejudicar a saúde do animal. Deve ser dado ao cavalo cerca de 15 minutos antes das sementes.

Rações concentradas

A dieta concentrada dá ao cavalo a energia de que necessita para o trabalho físico que lhe é exigido. As sementes como a aveia e a cevada são um exemplo de uma alimentação concentrada. Sem este tipo de complemento, o cavalo pode ficar débil e doente. Contudo, uma percentagem demasiado alta pode deixá-lo gordo ou com demasiada energia para poder ser controlado. Existem no mercado rações completas adequadas a diversas raças e tipos de trabalho, permitindo assim ao dono do cavalo poupar tempo na medição das sementes.

Suplementos naturais

Maça e cenoura são óptimas guloseimas, pois para além de fazerem bem ao cavalo são alimentos que ele adora. Não dê contudo maçãs em demasia pois podem provocar cólicas. Óleo de fígado de bacalhau e alho fornecem vitaminas e sais essenciais para o cavalo. Estes devem ser dados também ao cavalo mantido no campo.

Água

Essencial à vida dos animais, um cavalo necessita de beber por dia entre 2 a 4 litros de água por cada quilograma do seu peso.


Os cavalos em repouso, no campo, podem sobreviver apenas com a pastagem e algum feno suplementar no Inverno. Contudo, cavalos utilizados em actividades muito exigentes do ponto de vista físico, como por exemplo corridas, podem necessitar de uma alimentação constituida até 70% pela ração concentrada.

Em média, um cavalo que desempenhe trabalhos leves, como treino básico, até seis horas por semana, necessita de 30% de ração concentrada e 70% de granel. Para um cavalo que trabalhe em actividades de esforço médio, como o Concurso Completo de Equitação, até 10 a 12 horas por semana, o ideal é dar 50% de ração concentrada. Independentemente do trabalho e horas de exercício, a percentagem de granel na dieta do cavalo nunca deve ser inferior a 25% do total da alimentação dada.
adicionar um artigo
Bookmark no site::
Del.icio.usDiggNewsVineDe.lirio.usBlinkbitsBlinklistBlogmarksCo.mmentsFarkFurlMa.gnoliaNetvouzRedditScuttleShadowsSimpyTailRankYahooMyWeb
Comentários (0)adicionar comentário
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Ainda não há comentários!
rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch