está aqui: home > artigos > cão: pêlo saudável

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]

 

Cão: Pêlo Saudável

ARCADENOE.SAPO.PT

É um especialista sobre este tema? 
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Enviar este artigo a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o seu nome:
o seu email:
nome do seu amigo:
email do seu amigo:
comentários:
 
Segunda, 16 de Fevereiro 2009

Cão: Pêlo Saudável
Ao contrário dos gatos, os cães não perdem horas por dia a cuidar da pelagem. Daquilo que sabemos, os cães não ligam à aparência do pêlo e preferem mesmo rebolar-se na terra ou noutras coisas pestilentas. Mas um pêlo cuidado tem implicações para além da estética e funciona até como um barómetro da saúde do cão.

Já que os cães não se preocupam com o pêlo, cabe ao dono essa tarefa. Manter o pêlo em bom estado não é apenas uma questão estética, mas sobretudo uma questão de saúde canina:

  • Um cão com o pêlo e pele seca desenvolve irritações na pele que podem dar lugar a comichões e posteriormente inflamações.
  • Alergias, pulgas, zonas de pele irritadas, tudo isto é propiciado pela má manutenção do pêlo.
  • Ao fazer a escovagem pode aproveitar para fazer um check-up à pele do cão, procurando pulgas, carraças, altos na pele, feridas, etc.

Alimentação


Pode não ser uma associação imediata entre a alimentação e um pêlo saudável, mas aquilo que o cão come reflecte-se na qualidade do pêlo. Se tem todos os cuidados com o pêlo do cão e não consegue que o pêlo tenha um aspecto saudável, então consulte o veterinário e pondere mudar de ração.
A alimentação deve ter uma correcta proporção entre proteína e carbohidratos, mas para o pêlo é sobretudo importante a presença dos óleos omega e vitamina E. Pode adicionar uma colher de azeite na ração para dar brilho ao pêlo.

É a alimentação do cão que fornece os óleos que permitem proteger a pele e o pêlo e também as vitaminas necessárias, para que o pêlo cresça forte e com vitalidade.

Qualquer deficiência alimentar vai-se manifestar através do pêlo do cão, por isso, manter o pêlo cuidado é uma ajuda preciosa para saber se o cão está ou não a obter tudo aquilo de que necessita através da alimentação.

Escovagem


A manutenção do pêlo não é exclusiva para cães de pelagem longa e todos os canídeos beneficiam de uma escovagem regular.

Escovar o pêlo do cão contribui para:

  • remover a sujidade, terra e pó,
  • distribuir o óleo protector da pele,
  • desenriçar o pêlo
  • remover o pêlo morto
  • estimular a circulação sanguínea, actuando como uma massagem se for feito com uma escova própria junto à pele.

Contudo, os diferentes tipos de pêlo têm diferentes exigências. Para evitar a formação de riças e consequentemente problemas de pele e alergias, os cães de pêlo comprido devem ser escovados, se não todos os dias, entre 3 a 4 vezes por semana. Os cães de pêlo médio, escapam com escovagens 2 a 3 vezes por semana e os cães de pêlo curto devem ser escovados semanalmente.

As escovagens devem ser intensificadas na altura da muda do pêlo. As escovas devem ser adequadas ao tipo de pêlo e ao tamanho do cão.

Banho


Manter um pêlo cuidado não é sinónimo de banho. A camada de óleo que protege a pele e o pêlo, evitando que fiquem secos ou que a pele fique irritada, é desgastada com os produtos utilizados no banho do cão. Com a excepção dos cães sem pêlo, que produzem gordura em excesso, os cães alérgicos, cujo banho pode ser uma forma de reduzir as alergias, e os cães doentes, cujo banho pode fazer parte da terapêutica, todos os cães devem ser banhados apenas quando estritamente necessário. Ou seja, quando sujam o pêlo com algo que só pode ser removido através do banho.

Os produtos de limpeza utilizados, champôs e amaciadores, são agressivos para a pele e pêlo. É sempre mais vantajoso lavar o cão apenas com água. Algumas raças toleram melhor os banhos do que as outras e deve informar-se junto do criador ou veterinário sobre a frequência de banho aconselhada. Contudo, geralmente são recomendados 2 a 3 banhos anuais.

As toalhitas para bebés são uma alternativa na manutenção do pêlo limpo e sem cheiro activo.

Saúde


O pêlo é o espelho do estado física e até psicológico um cão, por isso um pêlo em más condições pode indicar problemas de saúde. Nestes casos é necessário uma intervenção mais profunda para além das escovagens e só o veterinário poderá diagnosticar e aconselhar um tratamento adequado para o problema.
adicionar um artigo
Bookmark no site::
Del.icio.usDiggNewsVineDe.lirio.usBlinkbitsBlinklistBlogmarksCo.mmentsFarkFurlMa.gnoliaNetvouzRedditScuttleShadowsSimpyTailRankYahooMyWeb
Comentários (5)adicionar comentário
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
14.07
Pepy disse:
Excelente!Adorei!Há muito que procurava algo sobre o tratamento a dar ao pêlos dos cães. Obrigada
14.07
PirolitoJn disse:
Muito bom =^.^=
18.04
joanamiranda disse:
EXCELENTE! ;D
10.04
katy007 disse:
Exelente! Adorei! Este artigo dá exelentes esplicações sobre os cuidados a ter com o pêlo, e algumas causas para doenças de pele e no pêlo dos cães.
20.03
carla2008 disse:
A minha Sasha é uma husky, como tal tem pelagem méda/ comprida e anda o ano inteiro a perder pelo. O conselho do vet foi um fiozinho de azeite por cima da ração para tentar compensar alguns nutrientes que lhe façam falta, para além de ela comer muito melhor a ração, a perda de pelo é agora localizada, apenas na zona do rabo e segundo o vet é uma coisa que nunca vai deixar de acontecer... :(
19.02
Maluke disse:
A minha luna e o meu lucky são dalmatas e perdem muito pêlo, ja mudei de ração varias vezes e não consigo acertar, na próxima visita ao veterinario vou tentar saber mais alguma coisa. A luna especialmente, cai-lhe pelo demais e como é curto nao consigo perceber. Mas hei de acertar em alguma coisa.Obrigado pelo esclarecimento!
17.02
greenville disse:
Muito útil...obrigado! a partir de agora terei mais cuidado com o pêlo dos meus animais...
16.02
Vergueiro disse:
Como moro no Brasil dou banho uma vez por semana,assustei com só 3 vezes no ano?É isso mesmo?Por causa do frio?Dou banho na minha york com sabonete de glicerina antes do shampoo e do condicionador,faz o pelo brilhar muito mais.
16.02
CSpimentinha disse:
Excelente artigo! obrigada.
16.02
marijonscp disse:
Muito útil este tópico e bastante elucidativo. De facto há a noção, em alguns donos, que pelo facto dos seus cães não terem pelos longos não é necessário escová-los.
rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch