está aqui: home > artigos > aquários: tipos e formas

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]

 

Aquários: Tipos e Formas

ARCADENOE.SAPO.PT

É um especialista sobre este tema? 
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Enviar este artigo a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o seu nome:
o seu email:
nome do seu amigo:
email do seu amigo:
comentários:
 
Quinta, 19 de Fevereiro 2009

Aquários: Tipos e Formas
Hoje em dia existem aquários para todos os gostos e se não encontra o que quer, pode sempre mandar fazer. Seja com móvel incorporado, de vidro, acrílico, rectangulares ou redondos, o importante é escolher um aquário que se de adeque aos peixes, à sua experiência e ao seu gosto.

Aquário redondo ou rectangular?


Os aquário redondos não são adequados para peixes e a venda de aquários esféricos para peixes vermelhos está mesmo proibida por lei. Os globos, como também são chamadas, são na sua maioria demasiado pequenos. Devido à forma esférica, as paredes deste aquário não facilitam a colocação do filtro, que é um aparelho indispensável num aquário, sobretudo nos de água fria, em que as espécies são mais poluidoras. Para além disso, o vidro nesta forma distorce a imagem e torna o ambiente confuso para os peixes.

Os aquários rectangulares são os melhores para albergar peixes. Permitem recriar o habitat dos peixes com toda a visibilidade para o dono, sem que isso interfira na saúde do animal.

Vidro ou acrílico?


Os aquários de acrílico são mais resistentes, pois não partem com tanta facilidade, são mais leves e mais duráveis, mas riscam-se rapidamente e os riscos dificilmente conseguem ser eliminados. O acrílico é também mais caro do que o vidro. A escolha depende do tipo de uso que o dono quer fazer do aquário. Se pretende mover o aquário com frequência, o ideal é o acrílico. Se não vê inconvenientes em ter algo que se pode partir com alguma facilidade, então opte pelo vidro.

Pequeno ou grande?


Os aquários maiores são os mais indicados para os iniciantes no hobby. Os parâmetros da água são factores fundamentais para a sobrevivência dos peixes e são mais facilmente controláveis num aquário com maior dimensões. Num aquário pequeno, os registos de amónia podem atingir valores tóxicos numa questão de horas e comprometer assim a vida de todos os peixes do aquário. Também a temperatura flutua mais em aquário pequenos, podendo mesmo oscilar 10º C num dia.

Tipo: Marinho ou Água Doce


Os aquários marinhos são os mais difíceis de manter, isto porque é necessários controlar mais um parâmetro, a salinidade, em relação aos aquários de água doce. Para além disso, as espécies que habitam zonas de água salgada são menos resistentes em cativeiro, sobretudo as de água quente, ou demasiado grandes para se ter num aquário em casa, como as de água fria.

Apesar de exigirem maiores cuidados, os aquários marinhos tropicais são talvez os mais ambicionados pelos aquariofilistas mais experientes, seja pelo desafio ou pela diversidade de habitats que podem ser reproduzidos.

Contudo, os aquários de água doce são os mais populares em todo o mundo e existe um grande leque de escolha em termos de espécies disponíveis.

Temperatura: Água fria ou quente


Os aquários de água fria são habitados por peixes de maior porte do que os aquários de água quente, ou tropical. Por isso, se quiser um aquário de poucos litros, deve optar por um aquário tropical.

O número de espécies de peixes de água fria para um aquário é muito mais reduzida do que a quantidade de espécies de água quente. Assim, se deseja ter um aquário com muita variedade de peixes, o mais indicado é optar por um aquário de água quente.

Suporte


Não se esqueça de que um litro de água equivale a um quilograma de água e quanto maior for o aquário, mais resistente tem de ser o suporte. Não se fie nas aparências ou pode acabar com um móvel estragado e um aquário partido.

Existem aquários que têm suportes incorporados, que geralmente conseguem aguentar com o peso do aquário. Contudo, os móveis resistente da casa são a solução mais económica. Lembre-se apenas de que alguma água pode cair no móvel e que a pressão do aquário pode fazer com que o móvel ceda ligeiramente. Não coloque um aquário num móvel que seja insubstituível.
adicionar um artigo
Bookmark no site::
Del.icio.usDiggNewsVineDe.lirio.usBlinkbitsBlinklistBlogmarksCo.mmentsFarkFurlMa.gnoliaNetvouzRedditScuttleShadowsSimpyTailRankYahooMyWeb
Comentários (0)adicionar comentário
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Ainda não há comentários!
rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch