está aqui: home > artigos > manter gatos fora do jardim

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]

 

Manter gatos fora do jardim

ARCADENOE.SAPO.PT

É um especialista sobre este tema? 
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Enviar este artigo a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o seu nome:
o seu email:
nome do seu amigo:
email do seu amigo:
comentários:
 
Terça, 29 de Março 2011

Manter gatos fora do jardim
Os gatos são animais exploradores que não conhecem o significado de propriedade privada. Estes pequenos felinos dotados de habilidades naturais para transpor as mais íngremes barreiras podem tornar-se incómodos caso decidam adoptar o seu quintal como território próprio.

Os gatos vadios ou de vizinhos que visitam jardim alheio podem-se tornar incómodos por várias razões que não estão relacionadas com o gostar ou não dos animais:

  • podem estragar as plantações, arruinando flores;
  • podem estragar mobiliário de quintal ao arranhar as unhas;
  • podem incomodar gatos de interior que ficam nervosos ao vê-los pela janela;
  • podem marcar território com fezes, o que pode levar a problemas de higiene, especialmente se o espaço é partilhado por crianças;
  • podem colocar a própria vida em risco se houver um cão que vá regularmente ao quintal.

As formas mais utilizadas para “enxotar” os gatos não são as mais humanas. Ao contrário do que muitos podem pensar, não é preciso recorrer à violência para manter os animais afastados.

Desencorajar visitas dos gatos


Os gatos são animais de hábitos e mantém uma rotina diária. Pode não se aperceber, mas pode estar a contribuir para chamar os gatos para o seu jardim. Ao colocar comida ou deixar o lixo acessível todos os dias, pode estar a encorajar os gatos vadios com fome a aproximarem-se e a incluírem a sua casa num dos locais a visitar com regularidade.

A melhor forma de manter os gatos à distância é tornar o quintal num local desagradável para eles.

Sistemas de rega activados pelo movimento

Os gatos não gostam de água e são animais assustadiços. Se forem surpreendidos com um esguicho de água cada vez que entra no seu jardim, facilmente fogem para outro local. Tenha o cuidado de colocar o aspersor na zona pela qual o gato costuma entrar no quintal.

Esta é a forma mais eficaz e humana de afastar os animais da sua propriedade, embora os gatos geralmente tentem novamente alguns dias mais tarde. Mas enquanto tiver o sistema ligado, o gato não vai permanecer no jardim.

Sistemas de som activados pelo movimento

Os barulhos também costumam incomodar os gatos e por isso há no mercado aparelhos que emitem sons ultra-sónicos desagradáveis aos gatos. Estes também são activados pelo movimento do gato no jardim. Não é tão eficaz como um sistema de rega já que o efeito surpresa é menor, mas costuma manter os gatos afastados.

Em alternativa pode criar pequenas armadilhas de som espalhadas pelo quintal. Isto é, colocar objectos que fazem barulho, como latas, por exemplo, que possam assustar os gatos quando estes esbarram neles. Um exemplo é atar várias latas e colocar-lhes dentro uma peça metálica de forma a fazer barulho ao cair. Isto contudo só funciona se houver um local pelo qual o gato tem obrigatoriamente de passar, já que ele tem de derrubar as latas para se assustar com o barulho.

Rede metálica

Uma forma barata de impedir que o gato chegue a locais indesejáveis é protegê-los com rede metálica. Geralmente a rede que se usa em galinheiros é bastante eficaz. Resulta não só a proteger pequenos canteiros, como também pode ser aplicada sobre a relva, se o gato gostar de passear pelo jardim. A rede aplicada alguns milímetro sobre a relva, vai criar uma sensação de desconforto no gato ao andar e não permite que escavem o solo.

Vedação Electrificada

Para quem está à procura de formas “humanas” de afastar gatos de um quintal, uma vedação electrificada pode não ser a primeira opção que nos vêm à cabeça. A verdade é que há redes electrificadas com baixa voltagem que causam apenas um pequeno choque nos animais de pequeno porte. São seguras para os animais e humanos e até pode e deve experimentar depois de a montar. Não matam nem entorpecem e o animal pode seguir a sua vida, mas no sentido contrário ao seu quintal.

Plantas repelentes

As plantas não repelem apenas os mosquitos, podem também repelir gatos. A planta Plectranthus caninus é uma das espécies mais eficazes. Liberta uma aroma forte semelhante ao mentol. As rutáceas, a lavanda e o poejo costumam também manter os gatos à distância.

Acolher o gato


Por muito que lute em manter o gato afastado, por vezes a melhor solução é simplesmente deixá-lo entrar.

Se até gosta de ver o gato a andar pelo jardim pode criar locais no quintal mais convidativos para o gato do que o canteiro com flores. Assim, ao atrair o gato para determinada área está a afastá-lo de outras. Basta criar uma pequena zona com areia para gato, não precisa de ser maior do que uma caixa de areia utilizada normalmente dentro de casa. O gato vai preferir fazer as necessidades nesse canto do que no resto do jardim. Tem contudo de ter o trabalho de manter a zona limpa, visto que os gatos são animais asseados e se a caixa de areia estiver suja, vão regressar ao canteiro de flores. Nesse sentido, quanto maior for, menos trabalho tem.

A cereja no topo do bolo é plantar erva-dos-gatos no jardim, que é uma planta muito apreciada pela maioria dos gatos, embora noutros não surta qualquer efeito.
adicionar um artigo
Bookmark no site::
Del.icio.usDiggNewsVineDe.lirio.usBlinkbitsBlinklistBlogmarksCo.mmentsFarkFurlMa.gnoliaNetvouzRedditScuttleShadowsSimpyTailRankYahooMyWeb
Comentários (6)adicionar comentário
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
20.05
mgsc disse:
Em relação aos vasos, basta cobri-los com papel de aluminio Resulta.Ainda não descobri forma de afastar os meus gatos dos canteiros , Fazem cocó em todos e estragam-me as minhas ervas aromáticas
13.04
girlllll disse:
Erva-do-gato ou Erva Doce, mesmo daquela que se compra para a cozinha. Se semearmos dessa já dá! Só não concordo com uma coisa que li usar 'rede que se usa em galinheiros'.. acho que é melhor uma rede com buracos de menor diâmetro! Os buracos de uma rede 'de galinheiro' tendem a ser perigosos, os gatos entalam-se lá..parece impossível, mas é bem verdade isso, vivo num meio rural e sei do que falo! As redes devem ter um buraco mais apertado que isso. Em relação á pimenta...concordo..só em espaços fechados, e mais com cães do que com gatos!!
07.04
nessitah disse:
isso da pimenta nao serve :) eu tenho um mini canteiro so com salsa e ortelã e os pequenotes iam lá fazer daquilo wc... era chato para mim porque o canteiro dá para ao quarto e era sempre um cheirinho chato... mas agora tenho a minha cadela cá... ela assusta-os eles ja nao voltam, mas tenho pena deles... sao gatos abandonados (mas bem alimentados pelos vizinhos) :)
02.04
BetaPat disse:
Seriam necessários quilos de pimenta para todo o quintal sem contar com a que seria levada pelo vento. Isso resulta em recintos fechados e, mesmo assim, é preciso que o dono não seja alérgico pq senão o efeito é para ele, espirra... espirra...
30.03
afef disse:
E se colocarmos umas "pitadas" de pimenta nos locais onde normalmente defecam é sem dúvida o melhor remédio.
29.03
eloramone disse:
*Excelente reportagem sobre afastar os gatos, todas dicas que não machucam nem maltratam o animal. Ao longo dos anos tive muitos gatos que sofreram muito com com os vizinhos, que despreparados e maldosos, acabaram por não só afastar mas matar de várias formas terríveis. No meu caso nunca afasto sempre acabo acolhendo e já tive e tenho gatos dos vizinhos que consideram a minha casa um outro lar.*
rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch