está aqui: home > artigos > combater a urina do gato: acab...

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]

 

Combater a Urina do Gato: Acabar com Cheiro e Manchas

ARCADENOE.SAPO.PT

É um especialista sobre este tema? 
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Enviar este artigo a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o seu nome:
o seu email:
nome do seu amigo:
email do seu amigo:
comentários:
 
Segunda, 30 de Março 2009

Combater a Urina do Gato: Acabar com Cheiro e Manchas
A urina do gato tem um cheiro muito activo e incomodativo, que não se elimina com facilidade. Não basta lavar à máquina ou passar um pano com produtos de limpeza e água para acabar com o cheiro e as manchas. Eliminar a urina do gato pode ser um verdadeiro pesadelo, sobretudo porque se não for bem limpo, o gato tem tendência a urinar no mesmo local.

Identificar


Se não apanhou o gato no acto, mas sente o cheiro a urina numa zona específica da casa, pode ser complicado descobrir onde se encontra o xixi e mais complicado ainda limpar de forma a remover toda a urina.

Para descobrir onde se encontra a urina do gato, pode utilizar uma luz negra. Esta luz ligada no escuro faz com a urina do gato brilhe: uma eliminação recente surge amarela, enquanto as mais antigas brilham em amarelo claro ou verde.

Preparação


Depois de identificar a urina do gato, deve equipar-se para a combater. As luvas são indispensáveis, pois a urina do gato é cáustica. As esponjas ou panos absorventes são bastante úteis. Se apanhar o gato a urinar fora da caixa de areia, utilize imediatamente uma esponja ou pano para tentar absorver o máximo de urina possível, antes que esta seque ou se entranhe nas superfícies.

Limpar Urina


Superfícies impermeáveis

Um dono pode considerar-se abençoado, se o gato decidiu deixar a urina na tijoleira, banheira, mármore ou outra superfície não porosa.

Limpar a urina nestes casos não é muito complicado. Basta passar um pano ou esponja para remover a urina e depois lavar a zona com água quente e detergente. Escolha um detergente com cheiro a citrinos, que é geralmente desagradável para os gatos, mas mantenha-se longe dos detergentes com amónia, pois para o gato é um cheiro similar à urina. Em vez do detergente pode optar por aplicar vinagre de cidra ou gotas de limão, cheiros que os gatos não suportam, e depois passe novamente com água. Quando a zona indicada secar, aplique um produto neutralizador de cheiros, próprio para a urina de gato, que são muito comuns no mercado.

Superfícies permeáveis

Tapetes, sofás e outra superfícies porosas são as mais complicadas de limpar. Mesmo que se trate de um pequeno tapete de casa-de-banho, não é suficiente metê-lo na máquina, pois o cheiro permanece, assim como muitas vezes a mancha, e o gato continua a ser atraído para urinar nesse sítio.

Entre as receitas caseiras existentes para limpar a urina do gato, a seguinte é uma das mais eficazes. Limpe a zona afectada com panos secos ou absorventes até que não seja possível absorver mais urina. Depois, utilize uma mistura com 50% de água gaseificada, o gás faz com que penetre melhor e liberte a sujidade e outra metade com vinagre branco. Depois de aplicar abundantemente no local, enxugue a zona com panos até que esteja o mais seca possível.

De seguida, junte, à discrição, bicarbonato de sódio (o mesmo comprado para o alívio da indisposição do estômago dos humanos) com um quarto de chávena de água oxigenada e uma colher de detergente, de preferência com cheiro a citrinos, mas sem amónia. Teste primeiro numa pequena zona do tapete ou sofá, uma vez que a água oxigenada pode manchar a zona. Esfregue com os dedos (usando luvas), deixe secar e depois aspire.

Se não quiser utilizar a solução anterior, aplique quando a zona estiver seca, um produto neutralizador de urina de gato.
adicionar um artigo
Bookmark no site::
Del.icio.usDiggNewsVineDe.lirio.usBlinkbitsBlinklistBlogmarksCo.mmentsFarkFurlMa.gnoliaNetvouzRedditScuttleShadowsSimpyTailRankYahooMyWeb
Comentários (7)adicionar comentário
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
18.05
tethis99 disse:
Eu tenho um gato com quase 10 anos e ja tentei de tudo para ele nao fazer xixi fora do sitio, ja experimentei varios tipos de detergente inclusive, como dizem no artigo, vinagre e ele continua a fazer onde nao deve. Estou desesperada pois ja me estragou a mesa da cozinha, a porta do frigorifico e a parte edbaixo do fogao. Ele raramente usa o caixote para fazer xixi e tenho sempre a cozinha com xixi por tdo o lado o que deixa a casa com um cheiro nauseabundo. Acho que e um caso perdido. :-(
10.01
waniav disse:
Adorei achar este site. Pq não fiz isto antes. Bom, minha história é o seguinte. Tenho um gato de 12 anos que é um anjo. E de vez em quando fazia xixi num ralo do minha área de claridade da sala e a sala ficava com cheiro horrível. Como minha casa tem o pavimento de baixo e o banheiro dele fica na parte inferior, coloquei um banheiro para ele nesta área e ele parou de fazer xixi no ralo. (acho que era preguiça de ir lá embaixo). Tinha uma gatinha de 2 anos que tbém era fofa mas, começou a aparecer aqui um gato de rua (eu acho) atrás dela (mesmo ela sendo castrada) e fazia xixi por td parte. Ela aprendeu a fazer assim tbém e não dei conta disto, nada a fazia parar. Então dei ela. Fiquei mto triste... até pensei em pegá-la de volta. Mas isto já faz mais de 1 ano... Mas acreditem que este gato de vez em quando vem aqui, ao descuido de uma janela aberta, entra, bate no meu gato, come a ração dele e deixa o xixi p eu limpar. AFF, já não aguento mais... Ontem ele entrou não sei como, pq mantenho a casa fechada com meu gato aqui dentro, foi até meu quarto, fez xixi no armário do meu marido e no tenis dele. Não sei mais o que faço com este cheiro horrível...
26.08
Niikka disse:
É muito útil este tipo de artigos, para quando alguém não souber o que fazer, basta vir aqui ver.
07.08
Bmt7 disse:
O meu gatinho persa de dois anos, após uma mudança de casa começou a fazer xixi em três cantos da casa, nõa sei o que se passa com ele. Se alguém poder dar uma dica para tirar este mau habito agradeço.
20.04
zanzinha disse:
achei muito bom estas dicas pois tenho 2 gatas alem da preta e elas acham que podem fazer xixi ate nos livros e tudo que compro de novo elas querem estrear fazendo xixi . pq elas fazem isso nao entendo me de uma resposta !!!!!!!
17.04
anouska5 disse:
Olá, sou nova por aqui mas achei o artigo muito interessante e tenho o mesmo problema que a Icemoma, pois o meu gato persa não sei o que lhe deu, pois nunca tinha feito tal coisa, mas anda a fazer em toda a casa, especialmente no hall de entrada, acho que quer uma namorada, e ao qur parece eu tenho incentivado pois uso os detergentes com aromas. Vou experimentar e tentar encontrar os locais que é o mais complicado, pois ele até quando está deitado em algumlocal faz umas gotitas queé terrível para encontrar. Obrigada pela ajuda, parabéns pelo artigo.
01.04
Icemoma disse:
Achei este artigo extremamente util, eu mesma utilizo estes metodos, com bastante sucesso(um dos meus gatos começou recentemente a achar que a casa é só dele e a marcar território...) Alguém me saberia dizer que tipo de lâmpada preta se deve usar para detectar a urina? É que, aparentemente, existem vários tipos, com diferentes temperaturas de cor (seja lá o que isso for) e nem todas seriam úteis. Obrigada pelo excelente artigo....
rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch