está aqui: home > artigos > ladrar: como educar cães ruidosos

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]

 

Ladrar: Como educar cães ruidosos

ARCADENOE.SAPO.PT

É um especialista sobre este tema? 
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Enviar este artigo a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o seu nome:
o seu email:
nome do seu amigo:
email do seu amigo:
comentários:
 
Segunda, 22 de Fevereiro 2010

Ladrar: Como educar cães ruidosos
Ladrar é um comportamento natural nos cães, usado para comunicar com o resto da matilha, seja para alertar os outros cães de perigo ou simplesmente chamá-los. Mas enquanto que no estado selvagem são essenciais para a sua sobrevivência, no seio da família humana podem constituir problemas.

Existem raças mais vocais do que outras: umas ladram perante qualquer movimento, outras raramente se fazem ouvir. A maioria dos cães ladra perante situações novas, seja barulhos nunca ouvidos ou a chegada de estranhos. Muitos cães contudo tornam-se demasiado vocais, ladrando a toda a gente e a todos os barulhos a toda a hora.

Quando ladram


Os cães ladram quando reagem a um estímulo. As situação que geralmente levam um cão a ladrar são:

  • Exposição a uma situação nova
  • Exposição a pessoas/animais estranhos
  • Entrada de pessoas/animais no seu território
  • Isolamento
  • Exposição a sons alarmantes
  • Exposição a presas/animais de pequeno porte
  • Procura de atenção
  • Fome
  • Ansiedade/ Excitação

Ladrar pode também ser sinal de doença, embora geralmente os animais adquiram atitudes mais submissas, gemendo, ou mais agressivas, rosnando, quando sentem dor. A alteração brusca de comportamentos num animal deve ser sempre motivo para visitar um veterinário.

Raças mais vocais


Cães excitáveis são os mais ruidosos. Estes geralmente são os cães de companhia de pequeno porte, tais como o Scottish Terrier, o West Highland White Terrier, o Schnauzer Miniatura, o Chihuahua, o Shih Tzu ou o Yorkshire Terrier. Apesar de não cair na categoria de cão de companhia, o Beagle é um cão também bastante vocal. Embora a profundidade da voz a torne mais melodiosa, também faz com seja de mais longo alcance.

Entre as raças que menos se fazem ouvir estão os cães nórdicos e os de tipo primitivo, como por exemplo o Akita, o Basenji, o Husky e o Alaskan Malamute. Os retrievers costumam ser também cães pouco vocais, sobretudo o Golden e até mesmo o Chesapeake Bay.

Prevenção


Todos os cães sem excepção devem ser socializados e treinados. Durante a fase da socialização é importante expor o cachorro a animais, pessoas, sons, etc. Durante a fase de treino o dono deve saber conquistar o papel de líder, o que vai ajudar a que o dono possa ter mais controlo sobre o cão e minimizar a sua vontade de ladrar.

É essencial treinar o cão a ficar a sozinho, aumentando gradualmente o tempo em que o deixa em casa sem companhia. Os brinquedos e os ossos são os melhores ajudantes nesta tarefa.

Se tem um cachorro cuja característica da raça é ser muito vocal, uma das suas preocupações deve ser não incentivar o ladrar. Os cães têm um pensamento bastante linear: se duas acções se sucedem, então é porque a primeira desencadeou a segunda. Isto quer dizer que se o cão ladra e o dono faz-lhe a vontade, dando atenção (nem que seja “ralhar”), dando um biscoito que o cão pedincha, etc., o cão vai continuar a ladrar cada vez mais até que o dono cumpra a sua vontade. Como prevenir isto? Ignorar o cão quando ele ladra por estas razões e recompensá-lo quando permanece calado.

Diminuir a vontade de ladrar


É mais difícil corrigir este comportamento do que preveni-lo. Existem formas de treinar o cão para diminuir o instinto de ladrar. Se o cão ladra para pedir atenção, ignore-o e saia até mesmo da divisão em que está ou vire costas ao cão. Se o cão ladra quando ouve barulho ou a estranhos, diga um “Não” e recompense-o quando ele se cala. Muitos cães ladram devido à excitação ou ao aborrecimento. Nada como brincadeiras e exercício para redireccionar esse entusiasmo. Até os cães mais pequenos devem ser passeados diariamente.

Pode também estipular sessões de treino: peça a um amigo que imita um som baixo e se o cão não ladrar, recompense-o. Gradualmente aumente a intensidade e a variedade dos sons.

Se mesmo assim não conseguir resolver a situação, pode optar por adquirir produtos que oferecem soluções para o problema: tais como aparelhos que são accionados pela voz do cão e libertam um cheiro incomodativo ou um som não audível por humanos. Lembre-se contudo que estes métodos só funcionam se tiver apenas um cão em casa, caso contrário, a coleira de um cão pode ser activada pelo ladrar de outro, o que acaba por ser contraproducente.

Não espere contudo fazer com que o seu cão seja totalmente silencioso, sobretudo se tiver uma raça vocal. O objectivo deste treino é impedir que os cães incomodem os vizinhos com o constante ladrar, mas é natural que um cão ladre diariamente quando se depara com alguma situação que ele possa considerar alarmante.
adicionar um artigo
Bookmark no site::
Del.icio.usDiggNewsVineDe.lirio.usBlinkbitsBlinklistBlogmarksCo.mmentsFarkFurlMa.gnoliaNetvouzRedditScuttleShadowsSimpyTailRankYahooMyWeb
Comentários (10)adicionar comentário
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
07.06
asabranca disse:
bem o meu novo labrador ladra que se fala o nome dele é Cookie .
07.06
Koishikawa disse:
O meu cão ladra muito....( mesmo o tentando educar sempre) é muito chato mesmo, jesus há dias em que tenho o ladrar dele já ecoado na cabeça.... Este post foi-me muito útil, embora eu já seguisse estes conselhos e não adiante muito, mas vou tentando sempre todos os dias, na esperança de o conseguir um dia que ele pare de ladrar desta maneira abusiva.
06.06
rozinha disse:
tenho uma tekel e sinceramente quase nunca a ouvi ladrar ate estranhava porque nao é normal um cao nao ladrar. mesmo a brincar por mais que a provoque ela limita se a rosnar e abanar a cauda. mas á pouco tempo fartei me de rir porque fiquei surprendida com um ladrar grosso e novo la em casa e pensei... nao pode ser isto não é a rosa ??? quando fui ver era mesmo ela e super zangada porque andava duas moscas de volta dela e ela estava furiosa por nao as poder apanhar....
06.05
caesp77 disse:
Não concordo que o Schnauzer miniatura seja um cão que ladre muito. Mesmo antes de o ter sempre me disseram que uma das suas caracteristicas era não ladrar, e a verdade é que ele só ladra quando desconhecidos tocam à campaínha...tirando esta situação nem sabe ladrar.
27.04
josete disse:
Vedanta: realmente os mais ESCANDALOSOS são os rafeiros (vira latas). Os mais quietos são os maiores: mastin napolitano, dog alemão, rottweiler, terra nova, bulmastiff... Os dálmatas latem, mas tem limites, não latem muito não, alguns latem só em extrema necessidade. Os menores são os piores, pode notar. Tenho duas viralatas, a Gaby e a Belinha... É um horror, latem e os latidos são estridentes, incomoda, mas fazer o que.
26.04
josete disse:
Vale salientar que os Filas Brasileiros são cães que latem muito e têm um latido bastante estrondoso e alguns adoram latir muito. É uma raça gigante e se impõe pelo tamanho e pelo latido grosso e amedrontador. Os rafeiros, alguns muito pequenos têm um latido horrível, quem escuta tapa os ouvidos... Os dálmatas são insistentes em latir, em grupo piora, mas têm um latido melodioso. O dog alemão é maravilhoso, late pouco e o latido demonstra que é grande, calmo e alerta. Eu ficaria mais um dia escrevendo sobre latidos, mas estes já são suficientes. realmente alguns latidos incomodam, mas e a nossa voz e nossos berros? Acredito que incomodam eles mais que eles a nós.
22.02
caturra1fofa disse:
Artigo interessante, mas detestei esses produtos para os cães não ladrarem, pobres deles. Prefiro ouvir o meu cão a ladrar do que comprar-lhe um produto desse tipo. Mas os outros métodos foram bastante interessantes, vou experimentá-los.
22.02
KIKII disse:
concordo... o meu cão é chiuaua (raça vocal) vou experimentar este método.
22.02
VEDANTA disse:
Caes de raça grande, como por exemplo, O Terra Nova, O São Bernardo são ruidosos? E o Samoeido e o dálmatas ? O que fazer quando se tem vários cães? Tenho verificado aqui na minha vizinhança que os cães mais barulhentos são os rafeiros. E quando um ladra no início da rua os outros começam logo a ladrar também. Há momentos quer é um aborrecimento, sobretudo ao final do dia, quando muitos donos vÊm passear os seus cães.
22.02
AnasMaria disse:
o meu cao nao ladra muito a nao ser que haja qualquer problema, por isso nao tenho problemas mas quando ele exagera no ladral nos dizemos xiu e ele deita se faz um ladrar tipo a resmungar mas cala se..mas por norma so ladra quando bebe a agua toda pa nos chamar e por mais, quando ouve sirenes, ou quando ha algo fora do normal, mas e da personalidade dele nunca o ensinei a nada.
rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch