está aqui: home > artigos > passear o cão: quebrar a rotin...

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]

 

Passear o cão: Quebrar a rotina e enfrentar o mau tempo

ARCADENOE.SAPO.PT

É um especialista sobre este tema? 
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Enviar este artigo a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o seu nome:
o seu email:
nome do seu amigo:
email do seu amigo:
comentários:
 
Segunda, 25 de Janeiro 2010

Passear o cão: Quebrar a rotina e enfrentar o mau tempo
Passear o cão é uma das responsabilidades dos donos destes animais, mas não deve ser encarado como uma “obrigação”. Encare o passeio como o seu exercício ou ponha o cão a fazer todo o esforço. O importante é que cão e dono estabeleçam laços.

Já todos os donos desejaram numa ou noutra altura que o cão fosse capaz de passear sozinho, ou porque está mau tempo, ou porque sentiram que caíram numa rotina ou porque queriam dedicar esse tempo a outras actividades

São sobretudo os passeios com mau tempo que mais desmoralizam os donos, mas é praticamente impossível conseguir evitar a chuva, o vento ou frio quando os passeios são diários.

Sem alternativa, os donos têm por isso de se mentalizarem de que não há forma de evitar o passeio do cão quando está mau tempo. Assim, mais vale encarar os passeios como algo de positivo. A chuva, o vento e o frio não quebram ossos: equipe-se a rigor com calçado confortável e roupa quente e impermeável. Se se proteger devidamente, quando chegar a casa, basta tirar essa roupa e estará quente e seco e não será por causa dos passeios que ficará doente.

Para passear o cão tem de abdicar de algum tempo que podia ser utilizado noutras tarefas. De manhã é importante levar o cão à rua, mas opte por guardar o passeio mais longo para o fim do dia, seja quando chega a casa do trabalho ou mesmo já depois do jantar. Depois de um dia de trabalho, e tendo em conta que a maioria dos empregos citadino são feitos em secretárias e em frente ao computador, o passeio do cão é uma oportunidade de se exercitar e de se libertar dos problemas da jornada de trabalho. Passe a encarar o passeio não como o exercício do cão, mas sim como o exercício do dono. Quanto ao tempo para as suas outras tarefas, tente organizar o dia de forma mais eficiente, há sempre forma de ganhar minutos aproveitando tempos mortos ou combinando tarefas.

Se se sente preso na rotina de passear o cão, existem outros exercícios que podem substituir as caminhadas, embora sejam menos praticados. A natação é um dos desportos mais completos tanto para humanos como canídeos e ainda mais benéfico para cães e pessoas com problemas nas articulações ou no coração. Contudo não é tão prático e menos aliciente nos dias de frio. No Verão é o ideal para quebrar a rotina dos passeios.

Como substituto ao passeio há ainda muitos desportos, desde canicross (corrida), bikejoring (bicicleta), agility (cão percorre circuito de obstáculos), entre outros. Todos estes desportos exigem treino, o que melhora a comunicação entre o dono e o cão.

Todos os cães, incluindo os de raça pequena, devem ser passeados, independentemente de terem acesso ao jardim. Caminhar faz parte da natureza destes animais e contribui para um corpo saudável e uma mente equilibrada.
adicionar um artigo
Bookmark no site::
Del.icio.usDiggNewsVineDe.lirio.usBlinkbitsBlinklistBlogmarksCo.mmentsFarkFurlMa.gnoliaNetvouzRedditScuttleShadowsSimpyTailRankYahooMyWeb
Comentários (9)adicionar comentário
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
30.11
MaguiC disse:
Eu sempre quis muito ter um cão e a verdade é que o momento de ir com os meus meninos à rua passou a ser um tempo para mim, passeio, converso com outros donos, penso na minha vidinha, de manhã e principalmente agora que está frio não sei a quem custa mais se a mim se à Vicky (Pinscher 2anos fêmea), mas para compensar tenho o Simba (6 meses filho da Vicky) que está sempre pronto pró passeio, de manhã o que me tem valido para acordar é ele e é tão giro quando eles reconhecem as nossas rotinas!
17.03
lauracris disse:
Olá a todos. Eu tenho sofrido de problemas graves de saúde como fibromialgia que já ultrapassei graças a Deus. Ainda tenho problemas musculares e de circulação. O meu cachorro Sol é um grande incentivo para pessoas na minha situação se exercitarem fazendo suaves passeios ou conforme as nossas capacidades.Até já dou umas corridinhas.Se não ofsse por ele pouco caminhava na rua. Eh eheheh. Os animais são excelentes amigos. Os melhores!!!!
28.01
vangelu disse:
Passear com os nossos bichinhos é sempre uma alegria, é relaxante, fazer novos amigos, e a felicidade que eles demosntram, é muito bom! Procuro dar uma voltinha, nem que seja só pelo quarteirão e eles adoram.
26.01
espanholita disse:
Ehehe!!!. Os meus cães é que passeiam a dona e não ao contrario. Eles adoram os passeios, em particular os da noite, pois nessa altura nunca tenho pressa. Correm e me fazem correr, se não o faço puxam por mim. Qdo chegamos em casa, com chuva o frio, chegamos a transpirar e cansados. Adoro o exercicio com eles e eles adoram ir passear e correr.
26.01
Amigos disse:
Pois eu também adoro ir passear com a minha Becas! É uma optima companhia e ajuda me imenso a descontrair... sou eu, ela e um parque! Perrrrfeito! =D Às vezes até levamos a bicicleta e ela porta-se lindamente a correr ao meu lado! Passear com eles é um optimo anti-stress!
26.01
RuiJRocha disse:
Eu comecei a entrar nessa e estou a gostar bastante. Depois do almoço (almoço em casa) vai comigo a pé claro até à esplanada onde eu passei a tomar café, como tenho disponibilidade a meio da tarde vou sempre a casa dar-lhe uns mimos uns senta uns deita e um Kong cheio de comida depois ao final da tarde quando chego antes de jantar vamos dar sempre um passeio mais demorado pelas redondezas tento sempre ir variando o caminho.
25.01
maria1965 disse:
Óptimo texto! Concordo! Para mim é o meu momento de "relax" e ela adora passear, claro ;-)
25.01
Tweenie disse:
Hoje senti precisamente isso. Quando chego do trabalho,é uma terapia.Se venho cansada e com dor de cabeça,um passeio com a Kyara,caminhamos e ficou logo mais relaxada.Depois é fazer o jantar,brincar mais um pouco,um último pequeno passeio e estamos as duas prontas para o descanso :)
25.01
Pequebrado disse:
Concordo plenamente. Deixa de ser uma obrigação e passa a ser um tempo de descontração e até brincadeira, é o meu «spa» diário quando chego a casa depois dum dia de trabalho. O Manoel agradece e eu relaxo ^..^
rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch