está aqui: home > artigos > quanto tempo viverá o meu cão?

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]

 

Quanto tempo viverá o meu cão?

Saiba qual é a esperança de vida do seu amigo

ARCADENOE.SAPO.PT

É um especialista sobre este tema? 
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Enviar este artigo a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o seu nome:
o seu email:
nome do seu amigo:
email do seu amigo:
comentários:
 
Quarta, 01 de Novembro 2000

Quanto tempo viverá o meu cão?
Tal como acontece com as pessoas, os cães tornam-se mais lentos com a idade. O pelo torna-se cinza, os olhos baços, o corpo torna-se flácido e perde a energia. Tornam-se mais vulneráveis à doença, menos adaptáveis à mudança e tornam-se mesmo esquecidos à medida que a idade avança. Começam a recorrer a si em busca de ajuda e conforto.

Quando é que o seu cão está velho?

A crença de que um ano na vida de um cão é igual a sete anos não é exacta. A proporção é mais elevada na juventude e diminui com a idade. Dependendo da raça, o cão atinge a adolescência entre os oito meses e os dois anos, ou mesmo mais tarde. Geralmente, seis anos na vida de um cão equivale a 45 anos no homem. Aos 10 é como um homem de 65; 12 anos equivalem a 75 e 15 a 90 anos no homem.

O dono é o melhor juiz do estádio de vida do seu cão. Mesmo que o cão esteja de excelente saúde, é importante que o dono se aperceba quando ele começa a apresentar sinais de velhice. Contudo, depois de anos de companheirismo é possível que o dono não veja os primeiros sinais de declínio. Mas lembre-se que o seu cão não sabe como comunicar as suas pequenas dores e mesmo grandes desconfortos. Não compreende o que se passa, quando não pode correr como antes ou pular tão alto.

Quando se deve começar a procurar sinais de velhice?

A maior parte dos veterinários recomendam que se faça um exame para detectar sinais de velhice e a partir daí consultas semestrais. Para determinar em que altura se deve fazer o primeiro exame deverá ter-se em conta a história médica e a raça, factores que poderão apressar os primeiros sinais de envelhecimento.

Tal como as pessoas os cães também não envelhecem do mesmo modo. Certa raças, especialmente as cruzadas, e, de um modo geral, as de pequeno porte, vive mais tempo. Um cão com menos de 10 quilos pode não apresentar sinais de velhice até aos 12 anos ou mesmo mais. Um cão de 25 quilos poderá não parecer velho até aos 10 anos, mas os cães maiores apresentam geralmente sinais de envelhecimento por volta dos 8 ou 9 anos.

O tempo médio de vida de um cão aumentou bastante nos últimos anos, ou seja de 7 anos em 1930 para 12 anos nos dias de hoje. Se forem bem tratados, poderão mesmo atingir 14 ou 15 anos.

Para dar uma ideia da relação entre a idade de um cão e a do ser humano são geralmente aceites as seguintes equivalências:


Cão
Homem
6 anos
45 anos
10 anos
65 anos
12 anos
75 anos
13 anos
80 anos
14 anos
85 anos
15 anos
90 anos


A maior parte dos veterinários recomendam que se comecem a procurar sinais de velhice na idade apropriada e que está relacionada com o tamanho do animal.

Assim:

Até 7 quilos - começar a procurar sinais de velhice entre os 9 e os 11 anos
De 8 a 25 quilos - começar a procurar sinais de velhice entre os 7 e os 9 anos
De 25 a 40 quilos - começar a procurar sinais de velhice entre os 6 e os 8 anos
Mais de 40 quilos - começar a procurar sinais de velhice entre os 4 e os 6 anos

A pesquisa de sinais de envelhecimento engloba: exame físico por apalpação, análises de sangue, talvez um electrocardiograma e testes específicos de acordo com o historial da saúde do seu cão.

Para além do tamanho, há outros factores que podem influenciar o processo de envelhecimento do seu cão:
  • Herança genética - algumas raças são mais propensas a dados problemas de saúde. Por exemplo o Golden Retriever tem tendência para desenvolver artrite nas costas e nas ancas.

  • Alimentação - uma boa alimentação retarda o processo de envelhecimento.

  • Doenças - uma doença séria pode encurtar a vida do cão.

  • Controle dos factores ambientais - manter o cão num ambiente limpo, sem parasitas, aumentará a possibilidade de uma vida longa.
Os veterinários não conseguem explicar a razão porque as raças maiores envelhecem mais rapidamente: Pensa-se que têm metabolismos diferentes que, nos cães maiores, aceleram o processo de envelhecimento.

Vida média por raça

  • 7-10 anos - Grande Danois, Newfoundland, King Charles Spaniel. Os Spaniels da América do Norte normalmente têm problemas com a válvula mitral.
  • 9-11 anos - São Bernardo, Bloodhound, Chow Chow, Boxer, Bulldog Francês. Estas raças têm tendência para desenvolver uma doença semelhante à hemofilia humana (Von Willebrand's).
  • 10-13 anos - Airdale Terrier, Dalmatian, German Sheperd, Scottish Terrier (o Scottish Terrier também podem herdar a doença Von Willebrand's).
  • 12-15 anos - Beagle, Bichon, Frise, Collie, Doberman, Papillon, Pomeranian
  • 14-16 anos - Boston Terrier, Cairn Terrier, Cocker Spaniel, Chihuahua, Corgie, Golden Retriever, Irish Setter, Jack Russel Terrier, Maltese Terrier, Poodle (Standard), Schnauzer, Shih Tzo, West Highland White Terrier, Yorkshire Terrier.
  • 15-18 anos - Dachshund, Poodle, Chihuahua.
Depende do dono manter a saúde e a segurança do seu cão, para que ele possa gozar das suas habilidades naturais o máximo de tempo possível. Esteja atento às mudanças nos modos e temperamento do seu. É preciso muito amor e dedicação para ajudar o seu cão a viver uma velhice agradável, mas não tenha dúvida ele retribuirá com carinho tudo o que fizer por ele.

No próximo artigo iremos abordar o que fazer quando o seu cão começa a envelhecer. Não perca...
Comentários (37)adicionar comentário
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
15.02
paulacrist disse:
Quero agradecer pelo excelente artigo o meu golden retriver partiu no último Novembro com 14 anos e ainda hoje continuo a sentir muito a sua falta...obrigada campeão por tantos e bons momentos que passamos juntos, jamais os irei esquecer!!!
05.02
carmosena disse:
a minha Softy (caniche) foi uma valente viveu durante 16 anos, era uma santinha, nos ultimos anos só queria comer e dormir, tenho muitas saudades dela.
05.02
19651992 disse:
Gostei, mas gostava de saber se os rafeiros também podiam ser lembrados, pois tenho um com 13 meses e é lindo, mas nunca se fala sobre eles.
01.02
rozinha disse:
Adorei. Tenho uma Tekel e uma Yorshire e pelo que li aqui só espero mesmo que elas estejam comigo muitos anos pois cuidados e mimos é coisa que nao lhes deixo faltar.Obrigado pelo artigo pois foi bastante esclarecedor
05.11
nokitasmp disse:
A minha Boxer(Refi)tem 13 anos e só de há um ano para cá é que começou a apresentar sinais evidentes de velhice, tais como dormir muito ter o corpo mais frio cansar-se com facilidade comer muito devagar e apresenta alguns quistos no corpo um dos quais o veterinário fez análise e é maligno. Por mim gostava que ela vivesse muitos anos porque é muito especial para mim , mas sei que me tenho que preparar pois a saude dela está debilitada.
29.10
tekinha_4 disse:
Uma informação espectacular. Tenhos duas meninas Teckel e tenho tido muito cuidado com elas a todos os nivéis.
19.08
ana60 disse:
O meu Sky era um perdigueiro (Braco Frances) e veio pra nossa casa c/ 1 mês e vinte dias. Só começou ter problemas de saúde aos 13 anos (sopro) aos 15 anos os dentes, aos 16 anos começou a tomar 1 comprimido pra o coração e apareceu uma massa no baço. adoeceu dia 21/12 e obrigou-nos (não consigo dizer a palavra correcta) que partisse dia 25/12 ás 23 horas. Faltava pouco pra fazer os 17 anos. 08/04/1993 - 25/12/2009 (16 anos 8 meses e 17 dias)
28.07
Clementa disse:
Muito obrigada por esta informação. Foi util
04.04
Marcilene disse:
Oi...muito interessante... meu eu adoro os animais,prncipalmente os cachorros,em casa tenho três,pois o espaço é pouco.Eu diria que eles são a minha vida...um tem 8 anos,outro 7,e o outro fez 1 ano a um mês atrás... espero que eles vivam muitos anos ainda...
24.02
yorkbudy disse:
o meu pug vai fazere 15 anos pro mes que bem ta surdo ta cego de um olho nao tem dentes e é incontinente và fora disso ta de optima saude é um come e dorme
rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch