Está a chegar a nova Arca de Noé
Diga-nos qual a novidade que mais gostaria de ver na nova Arca de Noé
caracteres restantes: 140

está aqui: home

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas 

espondilose....alguem me sabe explicar melhor?

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum vivapets.com -> Boxer
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
abigail
Membro


Registrado em: 23 Ago 2007
Mensagens: 148

MensagemColocada: Seg Mar 24, 2008 9:35 am    Assunto: espondilose....alguem me sabe explicar melhor? Responder com Citação

pois e...ja tinha notado na abigail uma curva na espimha,faz tipo um buraco na espinha,fui ao veterinario e ele disse me que maior parte dos boxeres sofre de espondilose!e que por enquanto axava que ainda era um pouco cedo pa fazer um raio x!gostava de saber mais iformacoes,ele disse pa nao abusar no exercicio fisico mas ela ao para Smile ela so tem 8 meses!tenho medo que ela sofra a vida toda com dores.... Crying or Very sad ela e tao novinhaaaa Crying or Very sad brigado
Voltar ao topo
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Reportar esta mensagem
Alpiner



Registrado em: 10 Jul 2006
Mensagens: 4

MensagemColocada: Seg Mar 24, 2008 10:50 am    Assunto: Responder com Citação

Bom dia
Bem eu não sou especialista mas tendo em conta que a espondilose é algo realmente comum nos boxers, sempre acabei por aprender o que é e qual o efeito.
Ora então espondilose é um processo degenerativo da coluna vertebral, com tendência deformante. (dicionário)

A maneira mais simples de explicar (para leigos como eu que não tentam ser especialistas em medicina) o que faz, é dizer que as vertebras, em vez de estarem separadas uma a uma e serem maleáveis, ligadas pelas cartilagens, forma-se uma união ossea entre elas o que significa que ao haver movimento, aquela união vai doer porque não vai ter a mobilidade que tería se fosse unido por cartilagem.
Por isso se diz que não convém abusar do exercício quando têm espondilose.

Agora, num cão com 8 meses, a haver espondilose, mal se nota. Por algum motivo também não tiram Rx a um cão tom novo, é que mal se vai notar. De resto, e mesmo que se note no Rx, a probabilidade de se notar algo no exterior para já é muito pouca. Por isso presumo que essa curvatura não seja nada de anormal.
Nem todos os cães têm um lombo direito. Pode sempre haver uma ligeira curvatura tanto para cima como para baixo pelo que já vi em vários exemplares por isso não me parece que essa curva seja algo de grave.
Não stressar é o que é importante! Smile
Voltar ao topo
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Reportar esta mensagem
N0kas
Membro Veterano


Registrado em: 09 Jan 2006
Mensagens: 542
Animais: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

MensagemColocada: Seg Mar 24, 2008 8:12 pm    Assunto: Responder com Citação

A espondilose é uma doença degenerativa das vertebras da coluna que é caracterizada pela formação de osteócitos (bicos de papagaio), pontes ósseas que causam rigidez na coluna vertebral e mobilidade limitada a médio longo prazo, conforme o grau em que se insere. Em alguns casos pode causar hérnias discais e é aí que a espondilose se mostra com mais gravidade. A doença nos cães, ainda para mais nos boxers, não está amplamente estudada e tudo o que sabemos ainda não é muito conclusivo. Sabemos que é sem dúvida uma doença de cariz hereditário e que afecta uma grande maioria dos cães da raça. Não costuma ser visível em cachorros embora haja formas de espondilose tão graves que aparecem precocemente. Hoje em dia o exame da espondilose começa a ser mais difundido mas ainda não se dá a devida importância ao caso (tal como já se pratica na displasia) e a maioria dos criadores não o fazem, logo há ainda muitos exemplares que apresentam a doença nos seus diversos graus e que a transmitem sem nos apercebermos disso.

Quanto à curvatura, alguns boxers apresentam mas outros não e pelo que sei não está directamente relacionada com a espondilose.

A minha menina tem espondilose em grau leve (II)e tem a espinha recta, logo não podíamos por aí calcular que ela tivesse indícios da doença... Quando soubemos informámo-nos junto de um grande número de médicos (isto é importante porque é uma doença pouco estudada e tentámos saber pormenores aqui e ali para podermos decidir como proceder) sobre riscos, evolução no caso dela e se seria aconselhável cruzar. As opiniões foram optimistas e favoráveis, claro que temos de ter cuidado, controlar o peso, fazer exercício q.b. (principalmente exercício que lhe fortaleça a zona lombar, aconselharam-nos piscina), evitar pisos muito moles ou irregulares (esquecer as corridinhas na praia), etc... Quando a decidimos cruzar tivémos também o cuidado de eleger um macho com testes e livre da doença (e não só) para tentar melhorar a situação a nível de saúde dos descendentes e ter mais garantias!

Por isso não desespere, o facto dela apresentar essa "irregularidade" na espinha não indica nada por si... Aos 18 meses pode sempre efectuar o teste de despiste e ter uma ideia melhor!

Ah,esqueci-me de dizer que a parte do sofrer dores é muitíssimo relativa, uma vez que os boxers são muito resistentes à dor e a espondilose só quando já vai avançada é que começa a causar sintomas pode levar uns bons anitos até que um boxer se ressinta! Há deles que chegam a viver toda a vida com espondilose e só aos 10-11 anos é que começamos a notar o cão a andar um bocado pro "torto". Wink
Voltar ao topo
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Reportar esta mensagem
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum vivapets.com -> Boxer Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum

rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch