| Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
| Autor |
Mensagem |
Nyarah

|
Colocada: Ter Set 16, 2008 10:07 am Assunto: Rolas Domésticas - Como distinguir macho e fêmea? |
|
|
Olá a todos!
Venho vos colocar uma questão, visto que não consigo encontrar a resposta em nenhum lugar... Como se distingue um macho de uma fêmea em Rolas Domésticas (ou mansas)?
A situação é a seguinte:
Tenho duas rolas mansas que me foram oferecidas quando eu tinha 5 anos, são as duas fêmeas, pois metem as duas ovos e não fazem criação. Já passaram 17 anos e as minhas rolinhas ainda estão vivas e de boa saúde, a cantar todos os dias de manhã para acordarem toda a família!
Ontem, no muro da minha casa, estava uma rola! Aproximei-me devagar e ela deixou-se apanhar facilmente. Coloquei-a junto das outras duas, comeu que se fartou, parecia estar cheia de fome. As outras duas não lhe fizeram mal, por isso deixei-as estar juntas. Parece novinha, pois está a deixar cair muita penugem e larga também uma caspa quando limpa as penas.
Agora o meu dilema é o seguinte:
Será macho? É que eu não queria que elas fizessem criação, pois sou incapaz de magoar seja qual for o animal! E libertá-las também não me parece a solução mais indicada, pois receio sempre que passem fome ou que as matem...
Preciso de saber se é macho ou fêmea! Alguém me pode dizer como se distingue? É que quando olho para elas parecem-me todas iguais...
Obrigada! |
|
|
 |
deadman Membro Veterano

Registrado em: 02 Mar 2008 Mensagens: 1489 Animais: pouca coisa, cento e poucos.
|
Colocada: Ter Set 16, 2008 12:56 pm Assunto: |
|
|
os maxos dão pulos atras da femea e a cantar ao mesmo tempo
quando cantam inxam imenso a garganta e fazem um movimento de cabeça para cima e para baixo _________________
1.0.0 carcharodon carcharias
0.2.0 crocodylus porosus
0.0.1 physalia physalis
2.3.0 apis mellifera |
|
|
 |
fox2 Membro

|
Colocada: Ter Set 16, 2008 11:12 pm Assunto: |
|
|
| Citação: | | É que eu não queria que elas fizessem criação, pois sou incapaz de magoar seja qual for o animal! |
Magoar! Como? Se fizerem criaçáo? |
|
|
 |
fang Membro Veterano

|
Colocada: Qua Set 17, 2008 4:26 am Assunto: Re: Rolas Domésticas - Como distinguir macho e fêmea? |
|
|
| Nyarah escreveu: | Olá a todos!
Ontem, no muro da minha casa, estava uma rola! Aproximei-me devagar e ela deixou-se apanhar facilmente. Coloquei-a junto das outras duas, comeu que se fartou, parecia estar cheia de fome. As outras duas não lhe fizeram mal, por isso deixei-as estar juntas. Parece novinha, pois está a deixar cair muita penugem e larga também uma caspa quando limpa as penas.
|
Creio que a rola que apanhou não é uma rola-doméstica, mas sim uma rola-turca juvenil, cuja espécie nidifica livremente no nosso território. As espécies são muito identicas na plumagem, mas as vocalizações são bem distintas.
Caso resolva ficar com o animal (se realmente se tratar de uma rola-turca, a sua detenção é ilegal !! ), e se realmente se tratar de um macho de rola-turca, da prole que poderá ocorrer, sairão hibridos que podem ser ou não férteis... _________________
Francisco Barros
http://apgvn.pt.vu
http://www.biodiversity4all.org |
|
|
 |
Nyarah

|
Colocada: Qua Set 17, 2008 11:15 am Assunto: Re: Rolas Domésticas - Como distinguir macho e fêmea? |
|
|
| fang escreveu: | | Creio que a rola que apanhou não é uma rola-doméstica, mas sim uma rola-turca juvenil, cuja espécie nidifica livremente no nosso território. As espécies são muito identicas na plumagem, mas as vocalizações são bem distintas. |
É uma rola-doméstica, pois o meu pai é caçador e sabe bem distinguir as espécies. No entanto não sabe distinguir se é macho ou fêmea, é isso que pretendo que me ajudem.
| fox2 escreveu: | Magoar! Como? Se fizerem criaçáo?
|
Penso que não me percebeu bem. Se fizerem criação, não poderei ficar com os rebentos, pois não tenho espaço, logo terei que os libertar (matá-los está totalmente fora de questão) e receio que passem fome ou que sejam mortos, ou seja, magoá-los não é a minha intenção. |
|
|
 |
fang Membro Veterano

|
Colocada: Qua Set 17, 2008 11:42 am Assunto: Re: Rolas Domésticas - Como distinguir macho e fêmea? |
|
|
| Nyarah escreveu: | | fang escreveu: | | Creio que a rola que apanhou não é uma rola-doméstica, mas sim uma rola-turca juvenil, cuja espécie nidifica livremente no nosso território. As espécies são muito identicas na plumagem, mas as vocalizações são bem distintas. |
É uma rola-doméstica, pois o meu pai é caçador e sabe bem distinguir as espécies. No entanto não sabe distinguir se é macho ou fêmea, é isso que pretendo que me ajudem.
|
Acredito, mas não é permitida a caça às rolas-turcas. E muita gente confunde as 2 espécies.
Rola-doméstica
Rola-turca
Quanto à distinção do sexo, só mais tarde e pelo comportamento do animal. _________________
Francisco Barros
http://apgvn.pt.vu
http://www.biodiversity4all.org |
|
|
 |
Nyarah

|
Colocada: Qua Set 17, 2008 11:53 am Assunto: Re: Rolas Domésticas - Como distinguir macho e fêmea? |
|
|
| fang escreveu: | | Nyarah escreveu: | | fang escreveu: | | Creio que a rola que apanhou não é uma rola-doméstica, mas sim uma rola-turca juvenil, cuja espécie nidifica livremente no nosso território. As espécies são muito identicas na plumagem, mas as vocalizações são bem distintas. |
|
Acredito, mas não é permitida a caça às rolas-turcas. E muita gente confunde as 2 espécies.
Rola-doméstica
Rola-turca
Quanto à distinção do sexo, só mais tarde e pelo comportamento do animal. |
Obrigada pelas fotos e pelo esclarecimento. |
|
|
 |
deadman Membro Veterano

Registrado em: 02 Mar 2008 Mensagens: 1489 Animais: pouca coisa, cento e poucos.
|
Colocada: Qua Set 17, 2008 1:00 pm Assunto: |
|
|
as turcas quando pousam tem o habito de gritar hhhoooooooooooo _________________
0.2.0 crocodylus porosus
0.0.1 physalia physalis
2.3.0 apis mellifera |
|
|
 |
U206 Membro Veterano

|
|
|
 |
deadman Membro Veterano

|
Colocada: Qua Set 17, 2008 6:21 pm Assunto: |
|
|
as rolas sao da mesma familia que os pombos logo tem semelhanças
os pombos nao saltam tanto como as rolas
e já agora as rolas turcas sao bem maiores que as de cativeiro, quase do tamanho de um pombo femea _________________
0.2.0 crocodylus porosus
0.0.1 physalia physalis
2.3.0 apis mellifera |
|
|
 |
Nyarah

|
Colocada: Qua Set 17, 2008 6:49 pm Assunto: |
|
|
| deadman escreveu: | as rolas sao da mesma familia que os pombos logo tem semelhanças
e já agora as rolas turcas sao bem maiores que as de cativeiro, quase do tamanho de um pombo femea |
As minhas rolinhas são muito mais pequenas que pombos!
Até agora elas têm se dado bem! A nova rolinha adaptou-se perfeitamente ao ambiente da gaiola. E não tem medo de nós! Parece que já estava habituada a viver em cativeiro. |
|
|
 |
guipoli
|
Colocada: Sáb Nov 21, 2009 11:58 pm Assunto: como saber qual o macho da femea de rolas |
|
|
| independente se for rolas mansas ou rolas turcas para saber qual o macho da femea faz-se o seguinte:pega-se na rola e segura-se entre as maos fazendo uns movimentos para cima e para baixo,se ela levantar o rabo,é macho,se ela baixar o rabo é femea,outra caracteristica é que o macho canta e a femea parece que chia.Espero que tenha esclarecido algumas duvidas |
|
|
 |
Pekeka Membro Veterano

|
Colocada: Dom Nov 22, 2009 12:03 pm Assunto: |
|
|
Boas
| guipoli escreveu: | | independente se for rolas mansas ou rolas turcas para saber qual o macho da femea faz-se o seguinte:pega-se na rola e segura-se entre as maos fazendo uns movimentos para cima e para baixo,se ela levantar o rabo,é macho,se ela baixar o rabo é femea |
Explique lá melhor essa forma de sexagem! Não percebi bem
Cumprimentos,
Ricardo
Editado pela última vez por Pekeka em Dom Nov 22, 2009 12:13 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
Pekeka Membro Veterano

|
Colocada: Dom Nov 22, 2009 12:11 pm Assunto: |
|
|
Boas
| deadman escreveu: | as rolas sao da mesma familia que os pombos logo tem semelhanças
e já agora as rolas turcas sao bem maiores que as de cativeiro, quase do tamanho de um pombo femea |
Concordo!!
Cumprimentos,
Ricardo |
|
|
 |
|