está aqui: home > cães > chihuahua

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]
Página adionada aos Favoritos 

Chihuahua

O mais pequenino da família!

Chihuahua
origem:México
esperança de vida:20 anos
classificação:Raça Toy
altura:15 para 22 cm
peso:1 para 3 kg
exercício: Pouco exigentetreino: Difícilclima: Temperadointerior/exterior: Dentro de casatosquia: Necessita de cuidados com o pêloalimentação: Médiotamanho: Muito pequeno
Adicionar aos meus items favoritosÉ um perito nesta raça?envie esta página a um amigoadicione um comentárioadicione um link
Adicione esta raça aos seus tópicos favoritos
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
É um perito nesta raça?
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
envie esta raça a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o seu nome:
o seu email:
nome do seu amigo:
email do seu amigo:
comentários:
 

História [ editar ]

O Chihuahua é o rei das raçasToy , não só pela popularidade que goza em todo o mundo, mas também pelo facto de ser considerado o mais pequeno cão do mundo. Deveria ser-lhe associado também o estatuo de cão mais antigo do continente americano, já que se pensa que as suas origens remontam ao período Azteca, descendo de um cão chamado Techichi. Pensa-se que foi um cão sagrado, envolvido em vários rituais e que as gravuras encontradas nas pirâmides de Cholula são representativas desta espécie. Segundo  esta perspectiva, este cão é originário do México e adquiriu o nome do estado de Chihuahua, em homenagem à terra que o viu nascer. Pensa-se que, naqueles tempos, este cão possuía um porte maior e uma pelagem mais longa.

Porém, a falta de achados arqueológicos que comprovem esta teoria, proporcionou que muitas outras surgissem na tentativa de iluminar o seu passado. Exemplo disso, são os restos mumificados que foram encontrados num túmulo egípcio que se pensa pertencerem a um Chihuahua e que datam há mais de 3000 anos atrás. Paralelamente, há igualmente quem associe a pequenez desta estirpe a um cruzamento efectuado com o Chinese Crested Dog, ou ainda quem a atribua à paixão chinesa de “miniaturar” os animais de estimação e as plantas.

Só nos finais do séc. XIX é que esta raça sai do anonimato e começa a ser conhecida além fronteiras. Para tal, muito contribuíram algumas personalidades do mundo da representação (tal como Lupe Velez e Xavier Cugat) que apareceram em público com estes cães, o que atraiu a atenção do público.

Foi primeiramente exportada para os EUA, onde participa numa exposição do Kennel Club americano, em 1890. O primeiro Chihuahua a ser registado neste país foi o “Midget” em 1904. Ainda no mesmo ano, é oficialmente registada no studbook do American Kennel Cub com o nome de Chihuahua, sendo hoje considerada uma das mais antigas raças registadas naquela entidade.

Em 1923, surge neste país o Chihuahua Club of America que privilegiava a variante de pêlo curto, em detrimento do pêlo longo. Só a partir 1952 é que as duas variantes se viriam a estabelecer no mundo da Canicultura com a mesma força.

O advento da II Guerra Mundial acabou por se revelar extremamente prejudicial para o normal desenvolvimento da estirpe, uma vez que o número de exemplares diminuiu drasticamente, ao ponto desta ficar em perigo de extinção.

Em tempo de paz, a sua criação e selecção retomou o seu ritmo e foi lentamente ganhando popularidade nos demais continentes como cão de exposição e companhia. Na verdade, o seu reduzido tamanho e o facto de ser uma raça muito pouco exigente em termos de criação, tornam-na numa das espécies mais cobiçadas por aqueles que pretendem um grande amigo num pequeno cão.
a editar: História [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Temperamento [ editar ]

Apesar das tímidas dimensões, o Chihuahua é um cão de guarda moderadamente bom, já que possui uma certa tendência para ladrar e é deveras observador.

É igualmente curioso, energético e protector. Convém que seja educado desde pequeno e habituado a estar na presença de pessoas que lhe sejam estranhas, por forma a tornar-se mais sociável e menos possessivo com o seu dono. É amigo das crianças mas não tolera “abusos” e, perante outros animais de estimação, pode realmente esquecer-se do seu tamanho, revelando ser bastante corajoso mas também anti-social. Também este aspecto pode ser melhorado se, durante o seu crescimento for exposto à companhia de outros cães.

Estes cães desenvolvem uma relação bastante forte com os seus donos, sendo geralmente muito afectuosos, dóceis e possessivos. Apreciam imenso estar na sua companhia e adoram ser desafiados para os mais diversos jogos. Fora de portas gostam muito de explorar os arredores porque são muito curiosos e vivos.
a editar: Temperamento [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Descrição [ editar ]

O Chihuahua é um cão de porte pequeno, cuja altura varia entre os 16 a 20 cm e o seu peso pode atingir os 3Kg.

O pêlo é curto, macio e brilhante e são permitidas quaisquer cores  ou misturas.

A cabeça é abobada em forma de maçã, dotada com um chanfro saliente. O focinho é curto e os olhos são grandes e redondos e escuros. As orelhas são grandes, dotadas com pontas arredondadas, largas na base, e apresentam-se erectas. O seu corpo é compacto, sendo que nos machos esta característica é reforçada pelo facto do dorso ser relativamente quadrado. O pescoço é de comprimento médio e sem barbelas e o peito é amplo e profundo.

O dorso é curto, firme e nivelado e o ventre apresenta-se esgalgado. O lombo é robusto, tal como a garupa, que é larga e plana. Os quartos traseiros e dianteiros são relativamente musculados e apresentam uma boa estrutura óssea. A cauda de inserção alta é grossa na raiz e trazida curvada sobre o dorso.
a editar: Descrição [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Saúde e Higiene [ editar ]

Estes cães apresentam uma esperança média de vida notável que pode ultrapassar os 20 anos de idade.
No entanto, o seu nariz curto e os olhos grandes podem facilitar o desenvolvimento de problemas relacionados com a visão e respiração. A Luxação da Patela conta também com alguns registos na raça.

A sua pelagem não necessita de muito cuidado. Basta que seja penteado ocasionalmente com uma escova macia, para que se mantenha bonito. Pode-se-lhe dar banho uma vez por mês. Deve-se-lhe limpar a dentição ocasionalmente por forma a eliminar o tártaro.

Este cão necessita de sair diariamente para que não se torne obeso. A prática de uma actividade mais intensa durante 20 a 40 minutos por dia é o suficiente para que se mantenha em forma. Estes cães vivem melhor dentro de casa do que no exterior, uma vez que não lidam bem com o frio, sendo, aliás, habitual, vê-los vestidos com roupa própria para cães.
a editar: Saúde e Higiene [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Adicionar novo bloco [ adicionar ]
adding: [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
[ É um perito nesta raça? Editar esta descrição(moderado) ]
Comentários (31)adicionar comentário
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
05.06
ffviana disse:
O meu Schumy tem 7 meses e é o elemento da família mais mimado,é muito brincalhão,meigo,doce,sempre nos lambeijos,nada agressivo,lindo de morrer..chegou e conquistou toda a família..foi uma belíssima prenda de Natal..
19.08
ginamoura disse:
o Rafael ja é adulto mas ha-de ser sempre o meu bebe o menino da casa, adoro-o como ele me adora a mim. Eu sou a madrinha dele e os donos são os meus pais, ele veio transformar a vida deles, veio dar-lhe sentido.Ele é muito temperamental mas tambem é por causa da forma como é tratado, tudo gira em função do menino. Ele é lindo, amoroso.
18.06
zita12 disse:
Estou simplesmente deslumbrada com a minha pequenina...chama-se Índia e é maravilhosa. Ter uma chihuahua é uma grande "sorte" estou muito feliz,com este meio quilo de mimo!!!
20.05
xena2011 disse:
tenho uma chihuahua menina tambem,com 1.300kg, depois de peixes tropicais, hamsters etc e o nosso primeiro cao! confesso que sempre adorei a raca mas estava um pouco ansiosa pela reputacao k eles tem de ser agressivos etc, mas penso k tudo depende de como sao tratados e ensinados, amo simplesmente a minha e nao a trocava por nada no mundo
09.11
xuxuxD disse:
é uma raça fantastica a apaixonante :)
03.06
joao92 disse:
O meu é o mais lindo! :)
18.02
nandy disse:
Adoro Chihuahuas,tenho 3.A Cleo com 2 anos,a Indy 6 meses,e o Shieng com 4 anos e a Cleo vai ter outra vez cachorrinhos,as tantas vou ficar com outro Amo os meus caes
15.09
ChunLi disse:
eu tenho um chihuahua ! :) é muito brincalhão, e está sempre a pedir borga :D
20.06
vlsdam disse:
Amava ter um Chihuahua e ficaria imensamente feliz por, após 13 longos anos sem um amiguinho, voltar a sentir novamente o amor incondicional como só eles sabem dar mas, infelizmente o desemprego não me permite gastar tanto como pedem os criadores. Quem sabe um dia ?
27.04
ticacharly disse:
ola a todos. eu adoro muito a raça de chihuahua sao caes muito meigos . adorava muito de ter 1 mas não posso pk sao muito caros , eu ja tenho 2 caes rafeiros lindos .pode ser ke um dia possa ter 1 chiuahua
rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch