está aqui: home > cães > dogue alemão

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]
Página adionada aos Favoritos 

Dogue Alemão

Grande, grande, ... (outros nomes: Grand Danois, Alano, Deutscher Dogge)

Dogue Alemão
origem:Alemanha
data de origem:2000 a.C.
esperança de vida:9 anos
classificação:Raça de Trabalho
altura:76 para 81 cm
peso:50 para 60 kg
exercício: Médiotreino: Razoávelclima: Temperadointerior/exterior: Dentro de casaalimentação: Médiotamanho: Gigante
Adicionar aos meus items favoritosÉ um perito nesta raça?envie esta página a um amigoadicione um comentárioadicione um link
Adicione esta raça aos seus tópicos favoritos
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
É um perito nesta raça?
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
envie esta raça a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o seu nome:
o seu email:
nome do seu amigo:
email do seu amigo:
comentários:
 

História [ editar ]

À nobreza desta estirpe está associada uma notável história. Antigo na sua linhagem, o Grand Danois, ou o Deutscher Dogge, descende de cães Molossos da antiga Roma, o que nos transposta para a era antes de Cristo. Foram também encontrados vestígios arqueológicos que datam de 3000 a.C., no Egipto, e que são representativos desta raça.

Alguns autores consideram-no com sangue de Woofhound Irlandês e Mastim Inglês. Outros há que reconhecem nele a influência do Mastim do Tibete, o que lhe confere uma origem asiática que pode ser confirmada na literatura chinesa de 1121 d.C.

É porém na Alemanha que esta estirpe é seleccionada e adquire popularidade na caça. Ela demonstra possuir a força e resistência física necessárias para enfrentar a caça grossa, nomeadamente javalis selvagens, durante o séc. XVI. Por esta altura estes cães eram conhecidos como “Boar Hounds”.
A raça também desempenhou o seu papel como cão de guarda e nas lutas de touros.

Por volta do séc. XVII, a raça tornou-se popular entre as classes aristocráticas alemãs recebendo destas a protecção e o estímulo para o seu desenvolvimento. Tratados como verdadeiros animais de estimação, receberam o epíteto de “Kammerhunde”. Durante o séc. XVII e XVIII, a sua criação adoptou um considerável ritmo e foi submetida a uma cuidadosa selecção.

No séc. XIX, o chanceler alemão Otto von Bismarck cruzou um Mastim do sul da Alemanha com um Grand Danois do norte, por forma a obter um exemplar semelhante ao que conhecemos hoje. Foram exibidos separadamente em 1863, sob a designação “Ulmer Dogge” e “Dannisch Dogge”. Em 1876, esta duas designações desaparecem, dando origem a um único título: o Deutsche Dogge.

O Deutsche Doggen Klub que publicou o primeiro standard da raça foi fundado em 1888, apesar do seu homólogo na Grã-Bretanha existir já desde 1882. Sete anos mais tarde, surge nos EUA o German Mastiff or Great Dane Club of America.

Em Portugal, existe o Dogue Alemão Clube de Portugal reconhecido pela Federação Cinológica Internacional, pelo Clube Português de Canicultura e membro da European Deutch Dogen Club.

O Dogue Alemão é também conhecido em todo o mundo como Alano. Na Grã-Bretanha, esta raça é conhecida como sendo Dinamarquesa (Grand Danois), não existindo, no entanto, nenhuma relação conhecida com a Dinamarca.
a editar: História [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Temperamento [ editar ]

O Grand Danois é um óptimo cão de família porque possui um temperamento estável, calmo e gentil. Desenvolve uma excelente relação com as crianças de todas as idades.
São cães inteligentes que aprendem rapidamente e que funcionam muito bem como cães de guarda, até porque a sua aparência imponente impõe o devido respeito.

Convém que seja bem inserido no seio familiar por forma a que se sinta bem e que seja devidamente treinado durante o seu crescimento. É um animal muito brincalhão e alegre que por vezes se “esquece” da sua força.  Acima de tudo, é leal e muito afectivo para com todos os membros e amigos mais chegados da família.
a editar: Temperamento [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Descrição [ editar ]

O “Apolo dos Cães” possui de altura mínima, com mais de 18 meses, 76 cm nos machos, e 71 cm nas fêmeas. O peso nesta idade ronda os 54 Kg nos machos e os 46 Kg nas fêmeas.

A sua pelagem é curta, densa e lustrosa. As cores permitidas são o preto, castanho, azul, tigrado, branco com manchas pretas (Dogue Alemão Arlequim) e preto com manchas brancas no pescoço, pernas e ponta da cauda.

A cabeça é grande, com um crânio achatado e comprido, focinho largo e chanfro bem marcado. Os olhos são redondos e profundos, de cor quase sempre escura. As orelhas tem raiz alta e dobram pendentes para a frente. Quando são cortadas, ficam erectas e pontiagudas.

O seu corpo possui um porte altivo e atlético e é dotado de linhas harmoniosas. O pescoço é comprido e forte e termina num peito largo e robusto.

As pernas são altas, sendo as anteriores verticais e o quarto traseiro muito musculoso. A cauda é de raiz baixa e comprimento médio, atingindo os jarretes.
a editar: Descrição [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Saúde e Higiene [ editar ]

Esta raça tem uma esperança média de vida que ronda os 9 anos de idade e é propensa ao desenvolvimento de algumas doenças e malformações, às quais é necessário estar atento. Entre elas encontram-se com alguma frequência a displasia da anca e a torção gástrica. Os problemas de tiróide e de visão também surgem em algumas linhagens.

A manutenção do seu pêlo deve ser efectuada ocasionalmente, altura em que se deve cortar as unhas e tratar da dentição.

Apesar da sua robustez física, estes cães não necessitam assim tanto de exercício físico como seria de esperar. Sessenta minutos por dia é uma média agradável para que se sintam em forma.
Estes cães preferem viver dentro de casa com os seus donos e toleram bem espaços menos amplos desde que lhes seja proporcionada suficiente actividade física.

Curiosidade: O Scoby-doo é certamente o Grand Danois mais simpático e inesquecível que existe na memória colectiva. A esta séria foi atribuída o Prémio Mundial do Guiness por ter batido o recorde, em 2004, na produção de episódios de animação.
a editar: Saúde e Higiene [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Adicionar novo bloco [ adicionar ]
adding: [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
[ É um perito nesta raça? Editar esta descrição(moderado) ]
Comentários (22)adicionar comentário
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
15.01
Robertojsf disse:
São uma paixão,uma ternura,amizade,companheirismo inigualável,um gigante com coração de bebé, n aconselharia outra raça !!
05.08
cristianedec disse:
Olá. Sou verdadeiramente apaixonada por essa raça e um dia espero poder cuidar de um Dogue Alemão independente de cor ou sexo. Aproposito se alguém quiser doar um eu prometo ser uma ótima criadora :) Obrigada!
05.07
josete disse:
Ontem resgatei um dog alemão que está magérrimo... Ele é lindo, altíssimo e pacífico, mas está muito magro precisa ser bem alimentado. O nome dele é Scooby (nome que já tinha). Ele tem 7 anos, sempre foi cão de guarda...
29.04
rosah disse:
olá Adoro a Raça tenho uma menina muito linda, acreditem que nunca me destruiu nada em casa só quer mimos e só quer andar com os donos de carro...adora nozes descascadas poe ela
18.11
titapatita disse:
A minha Anjy(dog alemão)é a minha melhor amiga ,a minha companheira das manhãs.Apesar de não gostar muito de cães ,hoje não troco a Anjy por nada .É muito meiga e vaidosa ,adora brincar com as minhas filhas.Não me posso distrair com toalhas estendidas , quase sempre é ela que as apanha mas mesmo assim não consigo chatear com ela pois ela estende a toalha e deita-se como se estivesse na praia o que eu acho piada pois até as patas poe ao alto encostadas á parede.
30.06
smiles disse:
Adoro esta raça de cão, o meu sonho é ter um e espero ter em breve. São muito carinhosos, elegantes e dão-se muito bem com crianças (:
28.03
Magnorton disse:
Depois de 4 dogues alemães seguidos , realmente posso dizer que são a melhor raça para se ter em casa, apesar do seu tamanho! são tao pachorrentos, calmos dedicados sao mesmo lindos! Tenho pena que a sua esperança de vida seja tao curta .. mas são mesmo umas pessoas!
06.11
josete disse:
A minha MEG (dog alemão) é simplesmente maravilhosa. Realmente esta raça adora crianças, animais de outras raças e os pequeninos... São adoráveis, inteligentes, majestosos, esguios, sensacionais. Quem ve um dog alemão num quintal não ousa entrar, o dog alemão é pacífico, mas ninguém ouse invadir a sua propriedade ou tocar em seu dono. AMO de PAIXÃO os dogs alemães, um dia terei uns seis, hoje só tenho uma e cinco dálmatas. Parabéns pela reportagem, excelente.
23.07
BATTATTA disse:
CrisReis, de facto é uma raça linda, mas não caia no erro comum da maioria das pessoas, que é pensar que faz bem uma cadela ter pelo menos uma ninhada, grande erro, porque se a cadela não sabe o que é não sente falta de.... E como disso o dinodane, fazer uma ninhada é um gasto avultado, que a maioria das pessoas não faz ideia. Para além de que poderá ter de despender de mais que um dia para fazer um parto ( é a média). Aproveite a simpática companhia dos melhores companheiros do mundo e goze a vida. Abraços para todos.
31.03
PetraVilaca disse:
Tenho uma dogue alemã de 4 meses feitos daqui a 2dias e é realmente espetacular.. só nao temos a certeza se esta pequena ou grande em relacao à raça, apesar que quando vemos aqueles videos na internet ela parece ser mais pequena. A unica coisa que realmente ela faz e que nao agrada lá muito às pessoas da casa é o facto de estar sempre a morder quando quer brincar... ate chega a parecer que nao sabe lamber :P Mas aos estranhos faz sempre uma festa :)
rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch