está aqui: home > cães > pastor alemão

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]
Página adionada aos Favoritos 

Pastor Alemão

Sempre atento e obediente (outros nomes: Deutscher Schäferhund)

Pastor Alemão
origem:Alemanha
data de origem:Século XIX
esperança de vida:14 anos
classificação:Cães de Pastor
altura:55 para 65 cm
peso:22 para 40 kg
exercício: Exigentetreino: Fácilclima: Temperadointerior/exterior: Fora de casatosquia: Necessita de cuidados com o pêloalimentação: Médiotamanho: Médio
Adicionar aos meus items favoritosÉ um perito nesta raça?envie esta página a um amigoadicione um comentárioadicione um link
Adicione esta raça aos seus tópicos favoritos
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
É um perito nesta raça?
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
envie esta raça a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o seu nome:
o seu email:
nome do seu amigo:
email do seu amigo:
comentários:
 

História [ editar ]

Também conhecido por Lobo da Alsácia, ou Deutscher Shäferhund, a sua história perdeu-se um pouco na memória colectiva, sabendo-se apenas que a sua semelhança com o lobo da Idade do Bronze sugere a pertença a uma linhagem ancestral. Especula-se se será descendente dos cães pastores existentes por volta do séc. VII, ou ainda se derivará do cruzamento de cães pastor com lobos.

Com o passar dos séculos, foi surgindo a necessidade de estabelecer uma tipologia que fixasse os diferentes padrões de cães existentes, até porque a industrialização ditou o fim de algumas actividades (tais como a caça ou o pastoreio) que outrora foram a razão de ser da criação de alguns cães alemães.

Em 1891, aparece na Alemanha uma Sociedade chamada “Phylax” que pretende precisamente padronizar e tipificar as raças de cães alemães. Este grupo de entusiastas não se manteve unido mais de 4 anos, mas constituíram o ponto de partida para a consciencialização daquela necessidade.

A formação moderna da raça é atribuída a Rittmeister Von Stephanitz que se empenhou no início do séc. XX ao apuramento do seu temperamento e constituição. Nos cruzamentos que efectuou, utilizou cães pastor, nativos de diferentes províncias alemãs, e pretendeu sobretudo privilegiar a inteligência e utilidade neste cão. Em 1882, estes cães aparecem pela primeira vez numa exposição e, em 1899, Rittmeister envolve-se na criação de um clube para a raça - Verein fur deutsche Schaferhunde.

Com a chegada da I Guerra Mundial, este criador pôde constatar o sucesso da sua estirpe, já que durante o conflito estes cães foram usados como mensageiros, em operações de salvamento e como cães de guarda pessoais. Ao contrário do que aconteceu com a maioria das raças, este conflito acabou por revelar-se positivo para a projecção deste cão, já que muitos soldados acabaram por levar alguns destes animais para casa.

Em 1913, surge nos EUA o German Shepherd Club of America e em 1919, o Kennel Club inglês concedeu à raça um registo individual. No entanto, esta estirpe adquire, por motivos políticos, outro nome: Lobo da Alsácia. Com o despontar da II Guerra Mundial, centenas de exemplares foram utilizados, não só para detectar minas, mas também para servir de mensageiros, guardas e sentinelas.

Após o período de guerra, a criação americana da raça começou a divergir do padrão típico alemão. Na Alemanha o “stock” destes cães diminui drasticamente, devido às mortes ocorridas durante o conflito e à falta de alimentos. Em 1949, começam a surgir nas exposições alemãs os primeiros exemplares com a qualidade a que outrora lhe era reconhecida.

A exportação da Alemanha para o Japão, Europa e América do Sul revelou-se promissora e, em 1977, foi-lhe retribuído o nome pelo qual o conhecemos hoje: Pastor Alemão.

Actualmente, este é um dos cães mais famosos em todo o mundo, reconhecimento atribuído justamente, não só pelas suas qualidade físicas mas também pelo seu carácter multifacetado e, acima de tudo, corajoso e fiel ao seu dono.
a editar: História [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Temperamento [ editar ]

O Pastor Alemão é uma das raças mais completas que existe. Altamente inteligente, obediente, corajoso e responsável, este cão tem vindo a desempenhar com eficiência as mais variadas tarefas: desde guardador de rebanhos, a cão de guarda, de salvamento, de companhia, exposição, polícia, estrela de cinema, mensageiro, etc, etc.

Daqui decorre que é altamente treinável, mas o seu apurado instinto de protecção pode torná-lo perigoso se interpretar mal alguma situação. Convém sempre que seja educado por pessoas experientes desde pequeno, por forma a tornar-se controlável em adulto.

Relação com a família

Na sua relação com a família revela-se um amigo inesquecível: é sensível ao seu dono, calmo, mas presente. Este Pastor agradece toda a atenção que lhe possa ser dispensada porque não é um animal distante e aprecia estar bem inserido no seio familiar.

Relação com crianças

Lida bem com as crianças.

Relação com outros animais

Não é muito compatível com outros animais de estimação (existem obviamente excepções).
a editar: Temperamento [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Descrição [ editar ]

A altura no topo das espáduas do Pastor Alemão pode variar nos machos entre os 60 e os 65 cm e nas fêmeas entre os 55 e os 60 cm. O seu peso oscila entre os 33,7 e os 42,7 Kg.

A sua pelagem é de comprimento médio, lisa e rija. Possui um subpêlo denso e espesso. As cores permitidas são: o preto uniforme ou cinzento; a sela preta com marcas de fogo ou dourado a cinzento claro; o cinzento com marcas mais claras ou castanhas.

A cabeça é proporcional ao corpo sendo a testa um pouco convexa. As orelhas largas na base, erectas e voltadas para a frente (os filhotes até aos seis meses podem ter as orelhas um pouco caídas). A sua dentadura é forte e a mordedura é em tesoura. Os olhos são de uma expressão inteligente e viva, amendoados, de cor escura e nunca salientes. O seu corpo é rectangular compacto, musculoso e robusto. O pescoço é relativamente comprido, o dorso é recto e o lombo é largo, forte e curto. As patas são musculosas e as coxas largas e robustas. A cauda é coberta de pêlo espesso e chega até ao jarrete quando o animal está em repouso.

Os pés são redondos, curtos, bem fechados e arqueados. As palmas dos pés devem ser bastante duras. As unhas devem ser curtas, fortes e de cor escura. Denote-se ainda que podem aparecer alguns esporões que não são defeito mas devem ser retirados pois magoam o animal. 

O Pastor alemão  contém algumas variedades de pêlo:

  • Pastor Alemão de pêlo duro - O pêlo deve ser o mais espesso possivel;
  • Pastor Alemão de pêlo comprido e duro -  O pêlo deve ser mais comprido, por vezes não é direito mas também não deve estar deitado;
  • Pastor Alemão de pêlo comprido - Neste caso o pêlo é muito mais comprido do que no caso do Pêlo comprido e duro.

Defeitos do Pastor alemão:

  • Falta de poder e ossatura demasiado leve;
  • Corpo demasiado curto;
  • Patas demasiado altas;
  • Dorso mole.

                                                                                                                                                                                 

a editar: Descrição [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Exercício [ editar ]

O Pastor Alemão é um cão de trabalho e necessita de exercício para se tornar num cão equilibrado. Estes cães necessitam de passeio diários regulares, pelo menos duas vezes por dia, se não tiver disponibilidade para mais. Um Pastor Alemão adulto necessita de duas horas diárias de exercício, seja passeio, brincadeiras, ou trabalho.

Desporto/Trabalho

O Pastor Alemão é um animal de trabalho e bastante apto para desporto também.

As provas de Schutzhund ou RCI, em que preparam o cão para guarda são talvez o trabalho mais comum dos Pastores Alemão.

Mas também são muito utilizados como cães polícia, militares e busca e salvamento.
a editar: Exercício [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Manutenção e Higiene [ editar ]

Escovagens e banho

A pelagem deve ser escovada diariamente por forma a eliminar o pêlo morto. Para evitar as dermatites, deve-se dar-lhe banho poucas vezes, até porque tal elimina a oleosidade natural da pele.

Tosquias

Não necessita de tosquias regulares.

Pelagem

Larga bastante pêlo.

a editar: Manutenção e Higiene [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Treino e Socialização [ editar ]

Os Pastores Alemães jovens são brincalhões e amigáveis. Não deve colocar um Pastor Alemão jovem a desempenhar a função de guarda sem o treino apropriado, se não quem acaba por ser roubado pode muito bem ser o cão!

Contudo, quando entram na fase adulta tornam-se uma raça naturalmente protetora. Por esta razão, deve-se aproveitar o período de juventude para socializar devidamente o cachorro. Devido ao porte e desconfiança natural para com estranhos, o Pastor Alemão pode tornar-se agressivo para desconhecidos, mesmo que estes não sejam uma ameaça (podem até ser visitas da casa) se não conviveram com várias pessoas e animais enquanto crecem.
a editar: Treino e Socialização [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Saúde [ editar ]

Esperança de vida

Os Pastor Alemão é um resistente. Tem uma esperança média de vida que ronda os 14 anos de idade.

Doenças comuns

  • Problemas gastro-intestinais;
  • Doenças de pele;
  • Tumores;
  • Piroplasmose ou febre das carraças;
  • Eclampsia, Displasia da anca e cotovelo.
a editar: Saúde [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Inteligência [ editar ]

Esta raça está entre as mais inteligentes do mundo. Embora haja alguma divergência entre os rankings caninos de inteligência, o Pastor Alemão está quase sempre colocado em terceiro lugar.
a editar: Inteligência [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Popularidade [ editar ]

O Pastor Alemão é um cão popular desde o início do século XX, tendo tido uma maior projecção internacional com as séries televisivas Rin Tin Tin e consequentes filmes de Hollywood.

Nos últimos anos tem estados sempre entre as 3 raças mais criadas em Portugal.
a editar: Popularidade [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Adicionar novo bloco [ adicionar ]
adding: [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
[ É um perito nesta raça? Editar esta descrição(moderado) ]
Comentários (58)adicionar comentário
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
13.08
SusieLee2012 disse:
São 20 anos a lidar com a raça ! As suas caraterísticas são incríveis, a sua capacidade de adaptação é fantástica e a sua dedicação ao dono é única !!! Nunca esquecer que mesmo com todas essas qualidades, um cão é sempre o reflexo do seu dono ! Abraços a todos os que compartilham a sua vida com um destes exemplares simplesmente lindos !!*
03.06
Lyly80 disse:
Minha Tila é nossa cadela mais velha;faz 4 anos,nesse ano.Com pouco mais de uma ano,"adotou" nossa rottweiler,Cléo,ainda filhote e são super companheiras até hoje.Tem ciúme dela com nossa bulldog Juju,por isso nunca soltamos as 3 ao mesmo tempo.É incrível como Cléo a respeita.Apesar de ser mais forte que ela.Tila se impõe como mãe,mesmo.Só qdo Tila ficou prenha,que tivemos que separá-las.Foi uma grávida meio temperamental.Qdo seus filhotes nasceram,cuidou mto bem deles e não rejeitou nem o que teve um problema de saúde.O veterinário recomendou não deixá-lo com ela,pois ela poderia rejeitá-lo.Isso não ocorreu e ficamos orgulhosos dela!Super paciente com nossa filha que aprendeu a ficar em pé,praticamente segurando nos seus pêlos.É mto tranquila e obediente.Aceita estranhos,desde que acompanhados por nós,sem ter a necessidade de ser presa,como a rott.É uma cadela e tanto!!!!
28.05
saracl disse:
esta raça é perfeita, o meu Zeus é o melhor amigo do mundo :)
29.11
25092003 disse:
Embora seja uma apaixonada por cães, esta é minha raça preferida, mas não tenho muita sorte, já teve dois cães desta raça ambos dei o nome de kaly, são muito intelegentes não existe melhor amigo e defensor, hoje tenho uma pastora belga que amo de paixão, mas nunca vou esquecer os kaly que morreram derepente deixando um tremendo vazio.
22.10
cris75 disse:
só de olhar as lagrimas crescem nos meus olhos dá um aperto na garganta simplesmente divinais
17.09
saomota disse:
Era uma vez uma cadelinha Pastor Alemão, A Diana linda, partiu no dia 11-9-2011 pelas 4h na clinica Optivet em Vendas Novas. Depois de 14 anos cheia de alegria e saúde, ficou uns dias doente e no dia 11 de madrugada teve um ataque epiletico muito forte, seguido de convulsões, chamada a veterinária e sem nada puder fazer, a Diana linda, meiga, inteligente, o animal mais esperto que eu já conheci, deixou-nos e foi descansar. Deixou-nos um grande vazio, pois foram 14 anos das nossas vidas, e da vida dela, em que tivemos o privilégio de puder conviver e aprender muito, com um animal tão inteligente e meigo como foi a Diana, nunca a iremos esquecer. Ela descansa no quintal e queremos que continue sempre entre nós. São Mota
16.08
BLACK6NINA disse:
Boa tarde, Por acaso também não têm problemas no olhos? A minha vet disse que é um proble acomum nos pastores alemães
15.05
imformatica disse:
Os pastores alemães são cães realmente incriveis. BBBBOOOOONNNIIIITTTOOOSSS E MMMEEEIIIIGGGOOOSSS
30.04
MsCatarina21 disse:
o pastor alemao é sem duvida das melhores raças que existe ... tenho um pastor chama se Tuxa esta comigo desde que eu tenho 6 anos foi a minha prenda de aniversario =) e ja tem 15 anos a minha Tuxinha é um amor de cadela muito especial, nunca teve treino e sempre foi uma cadela muito abdiente meiga limpinha =) é o meu mundo se um dia ela me "falha" =( nao sei que sera de minha É A MINHA MELHOR AMIGA
16.01
ElTigre disse:
Eu adoro pastores alemão, especialmente a raça lobeiro como a da minha cadela, a Puma
rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch