está aqui: home > cães > spitz alemão

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]
Página adionada aos Favoritos 

Spitz Alemão

Uma Bola de Pêlo (outros nomes: Deutscher Spitz)

Spitz Alemão
origem:Alemanha
esperança de vida:15 anos
classificação:cão de guarda e companhia
altura:22 para 48 cm
peso:3 para 30 kg
exercício: Pouco exigentetreino: Razoávelclima: Temperadointerior/exterior: Dentro de casatosquia: Necessita de cuidados com o pêloalimentação: Médiotamanho: Pequeno-Médio
Adicionar aos meus items favoritosÉ um perito nesta raça?envie esta página a um amigoadicione um comentárioadicione um link
Adicione esta raça aos seus tópicos favoritos
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
É um perito nesta raça?
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
envie esta raça a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o seu nome:
o seu email:
nome do seu amigo:
email do seu amigo:
comentários:
 

História [ editar ]

Existem cinco categorias de Spitz Alemão que diferem em tamanho e cor do pêlo. São eles o Spitz Lupo (Keeshond), o Grande, o Médio, o Pequeno e o Anão (Lulu da Pomerânia). O Keeshond ou Spitz Alemão Lupo e o Lulu da Pomerânia ou Spitz Anão são aqueles que se tornaram mais populares e comuns. As outras três variedades são mais raras, e tal como as outras, também não são especializadas na caça ou em qualquer outro tipo de trabalho, contudo são um excelente animal de companhia.

A origem do Spitz Alemão é bastante longínqua e perde-se nos tempos. A teoria mais comum é a de que descendem dos primeiros cães a serem domesticados pelos homens, na Idade da Pedra, que estariam na origem de todas as demais raças caninas. Por essa condição, são classificados como ‘Cães de Tipo Primitivo’, por conservarem ainda, grande parte das características herdadas dos lobos, como o focinho pontiagudo, as orelhas erectas e viradas bem para a frente da cabeça e a cauda comprida, pousada sobre o dorso.

No caso específico dos Spitz, conhecidos até a década de 90 como Lulu ou Pomerânia (nome mantido ainda pelos criadores americanos e canadenses), especula-se que a raça tenha sido desenvolvida numa região de fronteira entre a actual Alemanha e a Polónia, conhecida por Pomerânia.

A sua expansão para o mundo ocidental deveu-se principalmente ao facto de terem caído nas preferências da realeza britânica. Os primeiros cães da raça chegaram à Inglaterra na bagagem da rainha Charlotte, esposa do rei George III. No entanto foi com a paixão de sua neta, a Rainha Victoria, que os Pomerânias ganharam destaque, especialmente a partir de do século XIX, quando foram aceites pelo The Kennel Club.

O seu aspecto de pelúcia, a variedade de cores e tamanhos (a raça comporta 5 tamanhos diferentes), além de seu temperamento afectuoso, garantiram que o Pomerânia logo conquistasse um lugar de destaque nas cortes europeias. Até mesmo diversas personalidades de renome em diversas épocas mantinham seus pequenos Lulus: entre eles encontramos Michelangelo (1475-1564), cujo cão o acompanhava durante o trabalho de pintura da capela Sistina, Mozart (1756-1791) tinha uma fêmea chamada Pimperl a quem chegou a dedicar uma ária, no que mais tarde seria seguido por Chopin (1810-1849), que dedicou a valsa "Valse des Petits Chiens" à sua cadelinha da raça.

Nos Estados Unidos o Pomerânia foi reconhecido como raça independente em 1888. Mas tanto esta país como o Canadá, e a Grã-Bretanha reconhecem o Keeshond e o Spitz Alemão Lobo como raças diferentes. Os restantes países crêem ser apenas uma raça.
a editar: História [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Temperamento [ editar ]

Os Spitz Alemães são dos cães mais afectivos e amáveis criados em séculos, além de serem igualmente grandes companheiros da família. O Spitz Anão constitui um excelente cão de companhia, muito dedicado ao seu dono e muito fácil de se educar. Alegre e sempre bem dispostos, os cães das variedades Pequeno e Anão, são ideais para pequenos espaços e para donos relativamente sedentários, uma vez que se contentam com pequenos passeios. Os de tamanho maior como o Spitz Alemão Médio, Grande e o Spitz lobo, apesar do tamanho, não exigem grandes níveis de actividade.

De um modo genérico e consoante o seu tamanho, são cães muito atentos e ao menor sinal avisam o dono de que algo está errado. Essa característica é um dos problemas que podem trazer para os donos que quiserem mantê-los em apartamentos, e deve ser desencorajada desde a primeira infância.

De maneira geral convivem bastante bem com outros cães e podem, desde que acostumados desde cedo, conviver com outros animais e até mesmo com gatos.
a editar: Temperamento [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Descrição [ editar ]

O crânio tem um tamanho médio e quando visto de cima é mais largo na parte posterior, afinando em forma de cunha (cuneiforme) até à ponta do nariz, a lembrar a cabeça de uma raposa. De perfil, apresenta um stop moderadamente marcado. O focinho é proporcional ao crânio, não muito longo. A trufa é pequena e redonda, de cor preta, excepto nos Spitz de cor castanha onde é castanha escura. Os dentes possuem um desenvolvimento normal com mordedura em tesoura.

A dentição completa são 42 dente no Spitz Grande e Médio. No Pequeno e Anão é tolerada a ausência de um número restrito de pré-molares. A mordedura em torquês é tolerada em todas as variedades. As bochechas são suavemente arredondadas sem serem salientes. Os olhos demonstram um olhar inteligente, de tamanho médio e de forma ligeiramente alongada em posição um pouco oblíqua. Têm cor escura. As pálpebras são pigmentadas de preto em todas as variedades de cor, excepto nos exemplares castanhos onde são castanhas escuras. As orelhas são pequenas e erectas, muito próximas, pontiagudas, triangulares, de inserção alta.

O pescoço é provido de uma opulenta gola em forma de juba mas sem barbela, de comprimento médio, largo na inserção entre os ombros. A linha superior do tronco começa na ponta das orelhas, mantidas erectas, bem perpendiculares e prolongando-se após uma suave curva no dorso curto e recto. A cauda espessa, com inserção alta, cai sobre o dorso cobrindo uma parte da silhueta. A cernelha é bem definida unindo-se ao dorso que deve ser o mais curto possível. Lombo curto, largo e possante. A garupa é larga, curta e não deve ser oblíqua.

O peito é profundo e arqueado. A região do esterno é bem desenvolvida. A caixa toráxica é bem desenvolvida e o ventre ligeiramente esgalgado. Os membros anteriores são rectos, mais compridos que os posteriores. Nos ombros a omoplata é comprida e colocada obliquamente virada para trás. O braço tem um comprimento relativamente igual e forma com a omoplata um ângulo de quase 90 graus.

Os cotovelos têm uma articulação sólida bem ajustada ao tórax. O antebraço tem um comprimento médio, é vigoroso e recto com a parte posterior guarnecida de franjas. Os pés devem ser tão pequenos quanto possível, redondos com dedos fechados (pés de gato) e bem arqueados. As unhas e almofadas plantares são pretas em todas as variedades de cor, com excepção do Spitz castanho, onde são castanhas. Os membros posteriores são muito musculados e são tectos e paralelos. A coxa e a perna são aproximadamente do mesmo tamanho. O joelho é moderadamente angulado, sólido no seu movimento, não se deslocando nem para dentro nem para fora. os pés traseiros não são tão redondos quantos as dianteiros, mas os dedos são igualmente bem fechados e as almofadas plantares são o mais escuras possível. O trote é ligeiro, com bom impulso, fluente e elástico.
a editar: Descrição [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Tipo de Pêlo [ editar ]

A pelagem exuberante do Spitz é sedutora. Curta apenas nas faces, orelhas, face anterior dos membros e patas. No restante é comprida e opulenta, atingindo o seu maior comprimento na linha inferior do pescoço e na cauda. Não é ondulado, nem caheado ou em tufos, nem se reparte na linha do dorso. É composta por uma pelagem dupla: um pêlo e sub pêlo abundantes e deve, por isso, ser motivo de atenção do seu dono. A escovagem frequente é portanto uma condição fundamental. Outra característica de sua pelagem é que, exceptuando-se a fase normal da muda, o Spitz não perde pêlos pela casa.

Normalmente os filhotes após os primeiros 3 ou 4 meses, passam por uma severa troca de pelos, deixando para trás a pelagem felpuda da infância e adquirindo a pelagem definitiva do adulto. No entanto, para que ele chegue a desenvolver plenamente a sua pelagem, leva-se pelo menos 2 ou 3 anos.

As cores permitidas variam de acordo com o tamanho:
  • Spitz lobo: Cinza lobo (nuances de cinza). A máscara não deve ser muito escura. A juba é mais clara. Os membros anteriores e posteriores são cinza-prateado sem marca preta embaixo dos cotovelos e joelhos. A ponta da cauda e culotes são cinza-prata claro.
  • Spitz Grande: preto, castanho, branco.
  • Spitz médio: preto, castanho, branco, laranja, cinza-lobo (nuances de cinza) e outras cores.
  • Spitz pequeno: preto, castanho, branco, laranja, cinza-lobo (nuances de cinza) e outras cores.
  • Spitz anão: preto, castanho, branco, laranja, cinza-lobo (nuances de cinza) e outras cores.

Existe ainda:
  • Spitz castanho: a pelagem deve ser castanha escura uniforme.
  • Spitz branco: a pelagem deve ser branco puro sem nuances, particularmente se forem amarelos na zona das orelhas.
  • Spitz laranja: deve ser unicolor, uniforme.
  • Spitz cinza-lobo e nuances: gradações de cinza, cinza lobo (cinza prata com gradações com preto carvão na extremidade dos pêlos).


A máscara não deves ser muitos escura. A juba +e mais clara. Os membros anteriores e posteriores são cinza prateado sem marca preta em baixo dos cotovelos e joelhos. A ponta da cauda e culotes são cinza prata claro.

No caso dos cães de cor preta: tanto a pele quanto o sub pêlo devem ser escuros e não deve haver vestígios de branco ou qualquer outra marcação. O mesmo ocorre com os cães marrons, cuja pelagem deve ser uniforme. Os cães brancos, devem ser de um branco puro sem nuances, particularmente amarelos que aparecem nas orelhas. A cor mais comum é a laranja, e deve ser unicolor, uniforme, sem apresentar tonalidades da escala.

São ainda aceites cães de outras cores, onde figuram as cores: creme- creme zibelina, laranja zibelina, preto e fogo panaché. Os cães malhados devem ter fundo branco e manchas de cor preta, marrom, cinza, laranja por todo o corpo.
a editar: Tipo de Pêlo [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Saúde e Higiene [ editar ]

Os filhotes, assim como os adultos, impressionam pela delicadeza das formas e pela quantidade de pelos. É uma boa fase para acostumar o filhote ao ritual da escovagem, uma vez que durante sua vida adulta certamente será um hábito constante.

Deve tomar especiais cuidados com os filhotes até que atinjam a maturidade, evitando que eles sofram quedas que possam comprometer o desenvolvimento de sua ossatura. Quando existem crianças, e no caso de se tratar do Spitz Anão ou do Spitz Pequeno, devem ser tomadas algumas precauções a fim de resguardar o cão uma vez que as brincadeiras das crianças, ainda que inofensivas, podem magoá-los seriamente.

O Keeshond é particularmente popular na América do Sul.

Esperança média de vida por variedade :
  • Spitz Alemão Lobo: 12 a 14 anos
  • Spitz Alemão grande: 12 a 13 anos
  • Spitz Alemão médio: 13 a 15 anos
  • Spitz Alemão pequeno: 13 a 15 anos
  • Spitz Alemão anão: 14 a 15 anos.
a editar: Saúde e Higiene [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Adicionar novo bloco [ adicionar ]
adding: [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
[ É um perito nesta raça? Editar esta descrição(moderado) ]
Comentários (7)adicionar comentário
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
13.08
Gasparuxo disse:
O meu Spitz é simplesmente fantástico! A minha sombra, mto carinhoso, meiguinho, brincalhão. Tem um ar altivo! Vaidoso, todos lhe acham piada...e ele sabe!!!
14.06
Aninhascds disse:
eu adoro os spitz tenho a minha Princesa Maria é um amor convive muito bem com outros animais tal como com gatos e muito amiga do dono e adora crianças é um raça ex lente
06.04
Sara2000 disse:
Adoro a raça tenho spitz pequeno um cao desta raça e é super querido e brincalhão uma optima companhia e é tambem adoravel. E a minha raça de caes perferida.
17.03
palex65 disse:
Uma raça que desconhecia até conviver com um. Fantástico companheiro, muito amigo da sua família, sempre alegre e bem-disposto, não há tristeza que resista a um carinhoso e animado Sptiz. Um bocadinho territorial (o meu em particular) mas regra geral convive bem com outros animais. Sem dúvida alguma o meu melhor e adorado amigo.
30.01
JOELHINHO disse:
Animais muito mgeigos amigos do seu dono .E uma raça extremamente bonita mas claro precisa dos cuidados especiais com o grande pélo que tem . Gostão muito de atenção e brincadeira são muito inofensivos ...adoro esta raça
30.03
princesanini disse:
São simplesmente maravilhosos! Mesmo o anão, como o meu Mickey, tem um porte de Princípe! Mas, sem dúvida, carece de muitos cuidados na sua pelagem, mas vale a pena.
16.08
Myka disse:
Cães fantásticos. Os Spitz estão classificados separadamente no ranking de inteligência elaborado por Stanley Coren em seu livro %u2018A Inteligência dos Cães%u2019: os Spitz Alemão Pequeno e Anão estão na 23a posição entre as 135 raças pesquisadas, enquanto que o Spitz-lobo (ou Keeshound) ocupa a 16a posição. Os Spitz Médio e Grande não constam da relação.
rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch